Toda semana se tem notícia de algum político, seja prefeito, vereador ou deputado, ou até lideranças sem mandato, que anunciam a saída do PTB, partido comandado pelo ministro Armando Monteiro no estado.
Segundo o jornalista Inaldo Sampaio, após perder os deputados federais Adalberto Cavalcanti (para o PMB) e Ricardo Teobaldo (para o PTN), o deputado estadual Álvaro Porto (para o PSD) e os vereadores da capital Eduardo Marques e Carlos Gueiros (para o PSB), o PTB acaba de sofrer uma baixa importante na cidade de Salgueiro. Trata-se do empresário Fábio Lisandro Barros, ex-secretário de finanças no município, e atual presidente do diretório municipal. Foi pata o PTN.
No Agreste, comenta-se há algum tempo, que tem mais gente para deixar o PTB, como o deputado Romário Dias.
Anote-se que a grande maioria está deixando Armando para ingressar nos partidos da base de apoio ao Governo Paulo Câmara.
Esta situação chegou a ser comentada abertamente pelo prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que acusou que o Governo do Estado estaria usando liberação de verbas para festas para atrair deputados e prefeitos da oposição. O recado claro foi para Álvaro Porto, que está deixando o PTB pelo PSD.
Enquanto Izaías foi bastante criticado por acabar com o Festival de Jazz, só deu Álvaro Porto no desfile das virgens em Garanhuns, pois conseguiu o patrocínio para o Trio Elétrico e a banda, Trio da Huanna. Izaías deixou a cidade durante o carnaval.
Sem a estrutura política para disputar o Governo do Estado, há quem aposte que Armando buscará o retorno à Frente Popular para tentar se reeleger senador.