A refinaria da Petrobras em Pasadena, no Texas, foi atingida por um incêndio de grandes proporções neste sábado. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, três pessoas sofreram queimaduras, uma delas grave.
De acordo com o departamento de polícia de Pasadena, o incêndio foi provocado por uma explosão em um gerador da refinaria, que tem capacidade para processar 100 mil barris por dia (bpd).
O serviço de inteligência da indústria de energia Genscape informou que uma unidade de hidrotratamento de óleo de 35 mil bpd da refinaria foi fechada. Ainda segundo a Genscape, todas as outras unidades do sistema de 100 mil bpd parecem continuar operando normalmente.
Bombeiros de Pasadena e de Houston estavam trabalhando no combate às chamas, de acordo com os dois departamentos.
SUPERFATURAMENTO
A compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, em 2006, levantou suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas na negociação. Mas o caso ganhou ainda mais repercussão porque, na época, quem presidia o Conselho de Administração da estatal, que deu aval à operação, era a atual presidente da República, Dilma Rousseff.
A refinaria é uma unidade de refino de petróleo que está localizada no Houston Ship Channel, umas das vias navegáveis mais importantes dos Estados Unidos. Tem capacidade para refinar cerca de 120 mil barris de petróleo por dia e entrou para o patrimônio da Petrobras em 2006, quando a estatal comprou 50% de suas ações.