Ao todo, são três sessões por dia – 14h, 18h40 e 21h
e os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada exibição
Em sua 12ª edição, a Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) traz grandes títulos do mundo cinematográfico para serem apreciados pelo público. Estão em cartaz, durante o 26° FIG, 13 filmes pernambucanos, nacionais e estrangeiros, que estão sendo exibidos no Cine Eldorado, gratuitamente. O cinema mantém cobrança para os filmes exibidos comercialmente, fora da programação do festival.
Neste ano, a programação contempla exibições com audiodescrição e libras e a sessão especial “Horror Brasileiro Contemporâneo”. Além disso, ao final de algumas exibições, alguém da equipe do filme, que poderá ser um ator, produtor ou diretor, por exemplo, estará em contato com o público para um bate-papo sobre a produção do filme e tirando dúvidas sobre o mesmo.
A exemplo disso, na quarta-feira (27), Alceu Valença vai conversar com o público sobre “A Luneta do Tempo”. De um modo geral, a programação privilegia produções nacionais e, sobretudo, produções pernambucanas.
A coordenadora de audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco falou sobre a relevância dessa programação durante o FIG. “Ter esse polo no FIG proporciona um acesso a alguns filmes que naturalmente não chegariam aqui. Eu acredito que o cinema, a arte de um modo geral, está muito associado ao entretenimento, a alegria. Mas a arte também é um ponto de desconforto, chega a um ponto de reflexão. O cinema traz algumas perspectivas de como você pode lidar com a sua vida melhor, de como você pode ver novos horizontes e ter uma vida melhor. Então quando as pessoas veem e discutem sobre o filme, interagem, é uma forma de você se abrir para o mundo e crescer, enxergar coisas novas”, comentou Milena Evangelista.
Além da programação no Cine Eldorado, em Garanhuns, a Mostra de Cinema no FIG irá estender-se, por meio do projeto “Cinema na Estrada”. O projeto itinerante será levado ao Sítio Colônia, em Jupi; ao Sítio São José, em Canhotinho; a Saloá e ao distrito de São Pedro.