Com a sexta colocação no Brasileirão 2015, o Sport garantiu vaga na Copa Sulamericana.
O Santa Cruz conquistou o inédito título da Copa do Nordeste, o que garantiu vaga na Sulamericana em 2016, e também em 2017, pois a CBF resolveu adequar o calendário internacional.
Para disputarem a competição internacional, os clubes pernambucanos não podem estar na Copa do Brasil. O Sport já saiu faz tempo, desclassificado pela Aparecidense-GO. O Santa ainda vai jogar com o Vasco pela terceira fase, mas tem quem defenda que entregue a classificação, para disputar o torneio intercontinental. O primeiro jogo é nesta quarta-feira.
O Sorteio que definiu os confrontos na Sula aconteceu nesta terça-feira (12) e colocou os rivais pernambucanos em rota de conflito. Em um inédito clássico internacional, Tricolores e Rubronegros podem fazer o maior dos clássicos da história. Mesmo não estando em boa fase, os times estão na divisão de elite nacional. Há muito tempo que o futebol em Pernambuco não estava tão equilibrado entre os rivais.
Vale lembrar que os jogos de Santa e Sport este ano vale a Taça Givaldo Oliveira, que marca o Centenário do Clássico das Multidões.
Só não se encontram se o Tricolor do Arruda preferir a Copa do Brasil, pois os dirigentes se animaram com a ideia de pegar o Vasco no Arruda no jogo de volta, e a chance de já estar nas oitavas de final, podendo surpreender. A Sula ficaria para 2017, com o time melhor estruturado.
Para o atual momento muito ruim de ambos os clubes, sonhar em dias melhores, seja na Copa do Brasil ou na Sulamericana, é um alento, mas o bom mesmo seria sair da zona de rebaixamento da elite nacional, e continuar entre os grandes em 2017.
Se o Santinha não quiser a Sulamericana, vai o Campinense, vice da Copa do Nordeste.