João Paulo e Geraldo Júlio mantém empate na preferência do eleitorado e também na rejeição. Campanha tende a polarizar
O Jornal do Commercio traz em sua edição desta segunda-feira, uma nova pesquisa do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau, sobre a corrida eleitoral no Recife, mostrando as intenções de voto para prefeito. A situação permanece de empate técnico, assim como a anterior. O jornal destaca que a campanha ainda está "morna", aliás, como parece tem sido em todo o país, efeito do curto tempo de mobilização, descrença do eleitor com a classe política e a falta de dinheiro, devido à proibição de doações de empresas.
Com os números divulgados, e a continuar assim, devemos ter segundo turno na capital, com Daniel Coelho e Priscila podendo resolver a disputa, para o lado que escolherem. Mas é bom lembrar que a campanha está apenas no início, e muita água ainda vai rolar debaixo da ponte do Rio Capibaribe.
Vamos ao resultado atual.
João Paulo (PT) - 27,7%
Geraldo Julio (PSB) - 25,3%
Daniel Coelho (PSDB) - 5,9%
Priscila Krause (DEM) - 3,5%
Edilson Silva (PSOL) - 0,8%
Pantaleão (PCO) - 0,3%
Simone Santana (PSTU) e Carlos Augusto Costa (PV) não pontuaram
REJEIÇÃO
O empate persiste quando se pergunta sobre em quem não se votaria de jeito nenhum. Somente muda a ordem, mas dentro da margem de erro. João Paulo tem 17,2% e Geraldo Júlio, 16,5%. A se observar que JP chega a 22% nas pessoas de nível médio e superior, e melhora nas classes mais populares.
ANTES DO GUIA
A pesquisa foi realizada no início da semana passada, portanto antes de iniciar o guia eleitoral, que pode ajudar a alavancar um ou outro candidato que se sair melhor. É nisto que apostam, principalmente, Edilson, Priscila e Daniel.