A voz é tão individual quanto a impressão digital, ela tem relação direta com idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. Por isso, segundo a fonoaudióloga Nayara Tenório, uma das especialistas da Upae Garanhuns, é preciso cuidar da voz durante todas as fases da vida. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção. "Recomendamos que diante de qualquer um destes sintomas, a pessoa deve consultar um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista". Afirma a profissional.
SESSÕES DE TERAPIA NA UPAE GARANHUNS

Foram 44 pacientes reabilitados de alta fonoaudiológica; quatro pacientes com indicação de aparelho auditivo em uso; crianças com necessidades especiais inseridas no ensino regular. O Serviço de Fonoaudiologia atende pacientes nas áreas de linguagem: disartria, Motricidade oral, dislalia, distúrbios de leitura e escrita,dislexia afasias, voz e Disfagia
"A intervenção fonoaudiológica não oferece falsas esperanças de uma melhora total, mas busca a qualidade de vida, pelo desenvolvimento terapêutico e introduzindo novas práticas saudáveis no cotidiano do paciente. Entendendo seus anseios, esclarecendo aquilo que é passível de execução e reabilitação. Os resultados têm mostrado bastante êxito" - finaliza Fga. Nayara Tenório.
*Os pacientes dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde devem procurar os Postos de Saúde mais próximos de suas residências.