João Paulo e João da Costa em campanha no Recife |
Entre as derrotas doloridas da eleição deste ano, estão a de lideranças políticas que já estiveram em importantes cargos no estado, e não conseguiram entrar para a Câmara Municipal do Recife.
Encabeçando a lista, o ex-prefeito João da Costa (PT), que termina de afundar. Depois da briga com João Paulo, nunca mais João da Costa conseguiu se equilibrar. Perdeu a chance de disputar a reeleição, depois perdeu para deputado, e agora até para vereador. Além dele, Oscar Barreto, presidente do PT, também ficou fora.
Vicente André Gomes, ex-presidente daquela Casa Legislativa, também não foi reeleito. Outra referência pernambucana é a ex-deputada Terezinha Nunes, que reclamou em entrevista de rádio, o quanto teve voto comprado nesta eleição.
Henrique Leite, Jurandir Liberal e Isabella de Roldão, esta última quase foi a candidata a vice-governadora na chapa de Armando Monteiro, também não voltam para a nova legislatura.
Das candidaturas a prefeito, a derrota mais impressionante talvez tenha sido a de Luciana Santos, em Olinda... Continuo já sobre o assunto.