sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PERNAMBUCO: Primeira videoconferência judiciária ocorre no Complexo do Curado

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através da Executiva de Ressocialização (Seres), em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, realiza nesta sexta (18/11), às 13h30, no Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, a primeira videoconferência judiciária do Estado. Estarão presentes o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e o executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. A audiência será aberta à imprensa. 

A videoconferência, pioneira em Pernambuco, objetiva a instrução e julgamento do processo em pauta em que o detento do Pjallb, Edicleilson Leocardio Nascimento dos Santos, 23 anos, funcionará na qualidade de testemunha. A comunicação entre o reeducando e o juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques, da 2ª Vara do Tribunal de Júri da Capital, será feita pelo computador com sistema de transmissão online. O defensor acompanhará o processo em outra sala, na unidade prisional, e o magistrado fará o interrogatório do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra. 

As audiências por vídeo darão maior agilidade aos processos e reduzirão custos para o sistema prisional já que não há a necessidade de deslocamento do reeducando para o fórum. Em Pernambuco, são conduzidos diariamente cerca de 500 detentos para audiências gerando custos com transporte e deslocamento de agentes penitenciários para acompanhá-los. 

“Esse formato torna o sistema mais ágil e evita a interrupção de processos devido ao não comparecimento de presos em audiências, além de aumentar a produtividade e reduzir os custos aos cofres públicos”, acrescenta o secretário Cícero Rodrigues.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.