A parceria entre Prefeitura, V Gerência Regional de Saúde e Fundação Altino Ventura permite também revisões que são feitas um dia após a cirurgia, e após 15 dias.
O processo operatório é rápido, durando cerca de 40 minutos.

As cirurgias estão sendo feitas na ESF Raquel França no bairro novo, aproveitando o espaço do novo posto de saúde e com toda estrutura da Fundação Altino Ventura.
É a segunda vez que a FAV (Fundação Altino Ventura) vem à cidade para realização das cirurgias de cataratas com pessoas acima de 50 anos de idade. As primeiras cirurgias foram feitas em setembro, e agora serão mais 200 cirurgias compreendendo pacientes de Paranatama, Saloá e Lajedo.
São 45 cirurgias por dia num ônibus equipado e preparado com uma equipe de oftalmologistas, técnicos, enfermeiros e auxiliares.
São novas intervenções e também operação no segundo olho para aquelas pessoas que já se livraram do problema de visão no primeiro olho há cinco meses.
A 1ª fase é a triagem quando a Secretaria de Saúde é responsável por receber os cadastros e a FAV realiza os primeiros exames, e a 2ª fase é o processo operatório. As cirurgias são realizadas apenas em pacientes aptos a passar pelo processo, mantendo estável pressão arterial, diabetes e outras complicações.