domingo, 18 de junho de 2017

O crime do Padre Hosana e a canonização de Dom Expedito

Dom Expedito Lopes, bispo assassinado pode virar santo da Igreja Católica

A Folha de Pernambuco fez uma reportagem ampla sobre o assassinato do bispo de Garanhuns, Dom Expedito Lopes, pelo Padre Hosana, em 1957.

"Quipapá e Garanhuns, duas cidades do Interior pernambucano ligadas para sempre por uma história de violência inédita na Igreja Católica da América Latina. Noite de 1º de julho de 1957. Na Rádio Difusora de Garanhuns, uma notícia assustadora: o padre de Quipapá, Hosana Siqueira e Silva, acabara de disparar vários tiros de revólver contra seu superior, o arcebispo de Garanhuns, dom Expedito Lopes. Uma tragédia que muitos consideravam anunciada, fruto de um enredo que envolveu durante meses intrigas, brigas e desobediência entre os religiosos. Passados 60 anos do episódio, vários questionamentos ainda cruzam a história oficial do crime, multiplicando as versões sobre o assassinato.

Confira toda a matéria no site da Folha, pois quem fez o trabalho minucioso de reportagem, merece o acesso na publicação original:

INTERIOR

Ligadas por crime, Garanhuns pode ter santo e Quipapá vive à sombra de vilão

Reportagem da Folha de Pernambuco foi até o Agreste para resgatar essa história.
Por: Renata Coutinho

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.