Governador anunciou, nesta segunda-feira, o investimento de R$ 1,5 milhões na aquisição de 30 automóveis e a nomeação de 113 novos profissionais para reforçar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado
Para garantir o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta segunda-feira (03.07), a contratação de 113 novos extensionistas e entregou 30 novos veículo que vão dar mais agilidade aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). As ações irão beneficiar, também, os povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores, atuando em 182 municípios pernambucanos. O anúncio foi realizado nesta manhã, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

O chefe do Executivo estadual frisou que aquisição dos veículo contou com o apoio do Governo Federal. “Junto com a União, conseguimos entregar esses novos veículos que vão oferecer a assistência técnica necessária a quem trabalha e vive da agricultura familiar, além da contratação dos novos profissionais que, junto com o quadro existente, vão dar um reforço importante no trabalho realizado”, destacou o governador.

Para o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Rodrigo Almeida, o ato representa a eficácia das parcerias regionais firmadas em prol do fortalecimento do setor. “A agricultura familiar corresponde, hoje, a quase 60% dos itens da cesta básica do Brasil. E, por isso, precisamos sempre estar reforçando as parcerias regionais para que possamos manter nossos agricultores no campo e garantir o desenvolvimento da produção”, pontuou.
O IPA conta atualmente, com 384 extensionistas, incluindo os novos contratados, atuando no campo, proporcionando ao agricultor e agricultora familiar, acesso às políticas públicas, serviços de Ater continuado, ações de convivência com a seca. Em Pernambuco existem cerca de 275.400 estabelecimentos da agricultura familiar (IBGE, 2010). Portanto, a contratação dos novos extensionistas reforçará a capacidade de assistência aos agricultores e as agricultoras familiares no Estado.
“Essa admissão promoverá um impacto muito positivo nas atividades agrícolas de Pernambuco em um momento difícil de desemprego e atraso salarial no Brasil. Pernambuco mostra mais uma vez sua capacidade de investir bem e de estar atento, também, às necessidades dos trabalhadores rurais que tanto precisam dessa atenção”, ressaltou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
Com a ampliação do quadro, a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do IPA, adquiriu 30 novos veículos de modelo Fiat Uno para as regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em todo o Estado para apoiar a prestação dos serviços do Ater. A entrega dos veículos é fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão e eles serão distribuídos nas Gerências Regionais do Recife, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Garanhuns, Araripina, Palmares, Carpina, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Surubim, Lajedo e Salgueiro.
ATER - Em vigor desde janeiro de 2010, a Lei Geral de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) é um marco de evolução na extensão rural pública no Brasil. O programa tem como objetivo melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, fornecendo condições para que possam aperfeiçoar seus trabalhos através de cursos, e recursos oferecidos, apresentando novos sistemas de produção, aliados à uma forma sustentável para preservar o meio ambiente e as famílias que tiram seu sustento da terra. Somente em 2015, 334 mil agricultores e mais de 400 cooperativas de agricultores familiares foram atendidos em contratos de Ater.
Fotos: Aluisio Moreira/SEI