terça-feira, 29 de agosto de 2017

LULA CONVERSA COM PSB DE RENATA E PAULO, E COM PTB DE ARMANDO EM PERNAMBUCO

Gleisi Hoffman, Lula, Armando e Sílvio Costa


Em três dias que passou em Pernambuco, Lula visitou Renata Campos, viúva de Eduardo, e conversou com o governador Paulo Câmara. No dia seguinte recebeu Armando Monteiro no hotel onde estava hospedado. O fato de ter se deslocado para conversar com o PSB e de ter recebido o PTB pode ter um significado de quem procura, de quem vai atrás. Mas isto ainda não quer dizer nada. Está tudo em aberto, ninguém sabe como se manifestará o panorama nacional para 2018, e a conjuntura local está atrelada. Ninguém sabe se Lula será candidato, mas também não se sabe quem será o tucano que estará sorrindo na urna eletrônica.

Tá tudo embolado.

Vejam a situação de Armando. Foi ministro de Dilma e hoje apoia no Congresso Nacional as demandas do presidente Michel Temer, sendo combatido pelos petistas. Conversa com PSDB e DEM, mas procurou Lula para deixar a porta aberta. Lula tem altíssimos índices de intenção de voto e de rejeição. Ou seja, tem ônus e bônus, como a maioria dos políticos do cenário nacional. No plano local, Armando pode até deixar a candidatura para governador, pois vem sendo atropelado por Marília Arraes, que vem se viabilizando com o apoio do PT estadual e de Lula, e agora por Fernando Bezerra Filho, que deve deixar o PSB e se unir a PSDB e DEM, partidos que Armando conversou mas não fechou!

Quanto ao ônus e bônus de alianças no plano nacional, com o PSB não tem sido muito diferente. A diferença para Armando é que os socialistas fizeram críticas ao governo Dilma, com o qual rompeu e até lançou candidatura própria, com Eduardo, e agora faz oposição ao governo Temer. Ou seja, enquanto um é sempre situação, mesmo com governos antagônicos, o outro tem sido oposição ou mantido posição de independência. O PSB apoiou Aécio no segundo turno em 2014, mas está retornando ao seu campo ideológico de centro-esquerda.

Esta situação do PSB atualmente o coloca mais próximo do PT, principalmente de Lula. Armando também caminha para seu campo natural, junto ao que representa o governo Temer, assim como o ministro Fernando Bezerra Coelho, que virou socialista na atração política de Eduardo, mas nasceu no PFL.

O PSB tem sido contrário às reformas do governo, principalmente a trabalhista. Armando e Fernando Coelho têm votado com Michel Temer. 

Lembrando que o PT vai tentar construir uma candidatura própria para governador no estado, com a vereadora da capital Marília Arraes, mas creio que o grande objetivo é voltar a ter representatividade na Câmara dos Deputados, pois na hora que Lula e Dilma mais precisaram, o PT de Pernambuco não estava lá.

Tá ruim pra todo mundo, pois a política nacional está um lameiro só, mas a eleição bate na porta e todos precisam viabilizar seus projetos e candidaturas, e escolher lados.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.