terça-feira, 29 de agosto de 2017

Prefeitura de Garanhuns acredita em baixa adesão na paralisação dos professores

Trouxemos a informação nesta segunda-feira (28), aqui no blog, sobre a paralisação e "estado de greve" da categoria dos professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. A prefeitura nos enviou uma extensa nota explicando os pontos controversos da pauta dos educadores com a gestão municipal. 

Pensei em divulgar o link para quem tivesse interesse em ler a Nota Oficial, porém não a encontrei no site da prefeitura. Assim que tiver, coloco aqui.

Entrei em contato com alguns amigos da gestão municipal e a expectativa oficial é de baixa adesão ao movimento por parte dos professores. A questão estaria envolvendo mais os recém admitidos, e além disso, a secretária Eliane Simões estaria buscando o contato direto com os servidores para reversão do quadro.

Com a atual situação econômica da prefeitura, já citada pelos jornalistas Roberto Almeida e Carlos Eugênio, creio que somente com muita negociação, e quem sabe até na justiça, que se poderá chegar a uma solução definitiva. Pelo que soube, o grande embate estaria se dando no pagamento das 150 horas/aula, sem o adicional que seria para atividades fora de sala de aula. A prefeitura entende que paga por 150 horas e o professor deve estar as 150 horas dando aula. Segundo nossa fonte, o edital do concurso foi claro nesta questão. 

A gestão também questiona o sindicato que não estaria aberto a negociação, e tentado impor as condições. Segundo a prefeitura, uma comissão paritária foi formada por 11 profissionais para elaborar o Plano de Cargos e Carreiras. 

Sinceramente, creio que a questão seria técnico-jurídica, que uma entidade determinasse de uma vez qual a leitura correta da lei, pois o sindicato afirma que a legislação nacional prevê que um percentual das aulas de um professor seja para suas atividades extra-classe.

Vamos saber de fato a força do movimento no dia da paralisação, na quarta-feira (30).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.