sábado, 16 de março de 2019

NOTA DE FALECIMENTO - JOÃO DE BOLINHA



O Lions Clube de Garanhuns comunica com pesar o falecimento do CL João de Barros e Silva, João de Bolinha, ocorrido nesta manhã no Hospital Perpétuo Socorro, onde o mesmo encontrava-se em estágio terminal de neoplasia. O velório acontece na Funerária Suissa. Além de associado dos mais ativos, João de Bolinha era maçom da Loja Maçônica Mensageiros do Bem e líder local da Fecomércio. Sofremos esta importante baixa, assim como o Leonismo, a sua querida família e a sociedade garanhunense. 
Pelo Presidente/CL Ulisses PEREIRA 
✍️ Assessor de Comunicação e Marketing 🦁 Presidente da Divisão B1 🦁 DLA-3

SUA HISTÓRIA

João de Barros e Silva - O João de Bolinha, nasceu em 22 de junho de 1940, à Rua do Cajueiro (atual Severiano Peixoto), localizada no bairro de Santo Antônio, na Cidade de Garanhuns - PE.
AVÓS PATERNOS: José Henrique de Barros e Silva e Olímpia da Silveira Barros e Silva
AVÓS MATERNOS: José Marques de Oliveira e Donatila Marques de Oliveira
FILIAÇÃO: José Henrique de Barros e Silva Filho e Alice Marques de Barros
NOME DA ESPOSA: Ana Maria Caldas Barros e Silva
NOMES DOS FILHOS: Arquiteta Alba Valéria de Barros e Silva Pinheiro, casada com o Engenheiro Agrônomo Francisco Alves Pinheiro; e a Bacharel em Ciências Contábeis Maria Albertina Caldas de Barros e Silva Lessa, casada com o Militar do Corpo de Bombeiros de Garanhuns Celso José de Araújo Lessa.
NOMES DOS NETOS: Mariana de Barros e Silva Pinheiro e Matheus de Barros e Silva Pinheiro, filhos de Alba Valéria e Francisco; e João de Barros e Silva Neto e Filipe Caldas de Barros e Silva Lessa, filhos de Maria Albertina e Celso José.

Ingressou no Lions Clube de Garanhuns, em 22 de outubro de 1976, tendo ocupado o cargo de Presidente desse clube de serviços, por duas vezes, nos Anos Leonísticos 1993/1994 e 1996/1997.

Além das atividades comerciais, João de Barros e Silva jamais se furtou de ser um representante de sua classe junto aos órgãos corporativistas, pois desde 1984 é membro da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco, tendo sido eleito para ocupar os seguintes cargos:

· Suplente da Diretoria 
· Vice Presidente 
· Diretor de Assuntos Trabalhistas 
· 1° Diretor Secretário 
· Membro titular do Conselho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco.
· Membro titular do Conselho Regional de Pernambuco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

Ingressou na Loja Maçônica Mensageiro do Bem, em 17 de junho de 1972, tendo exercido inúmeros cargos, entre eles três períodos de Venerável Mestre. É detentor do Grau 33, correspondente ao título de Grande Inspetor Geral, desde 30 de março de1983 e, atualmente foi nomeado Assessor Especial do Grão Mestre para a Região do Agreste Meridional, através do Ato nº 222-GM/2011, de 14 de junho de 2011.

É de suma importância salientar que seu pai e seus irmãos mais velhos sempre se dedicaram às atividades comerciais, inicialmente como simples comerciários e culminando em dirigir os seus próprios negócios.

A partir de 1974, atendendo à sua vocação para as atividades ligadas ao comércio de miudezas, papelaria, bijuterias e perfumarias, após trabalhar, por 15 anos na famosa Casa São Jorge, empresa de propriedade de seu pai e de seu irmão Reinaldo, alçou voo próprio, ao implantar o seu primeiro negócio, a firma João de Barros e Silva – Miudezas, situada em imóvel alugado, á Rua Manuel Borba, nº 85. 

Trabalhou, diuturna e obstinadamente, até ver concretizado, em 1978, com a construção de um prédio de três pavimentos, também situado à mesma rua sob nº 68, seu principal objetivo em possuir uma sede própria. Resolveu adotar uma nova razão social para a sua empresa, que passou a ser denominada de Comercial João de Bolinha Ltda.

Como empresário consciente das obrigações contraídas junto à sua classe, atuou no Sindicato do Comércio Varejista de Garanhuns como associado, desde 1979. Em virtude de participar intensamente das atividades dessa instituição, atua como um dos seus dirigentes há bastante tempo. 

Além de cumprir com as responsabilidades exigidas por suas atividades comerciais, jamais recusou, mesmo sendo um encargo pesado, que demanda muito esforço e disponibilidade de tempo, de arcar com a honrosa missão de ser um dos representantes da classe junto a relevantes órgãos corporativistas, atuando como membro da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco, tendo sido eleito para ocupar cargos em sua Diretoria, desde 1984. 

Atuou, também, como membro titular, desde 1988, do Conselho da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco e do Conselho Regional de Pernambuco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Contempla, ainda, a condição de ser Membro titular do Conselho da Confederação Nacional do Comércio - CNC, desde 1995. ´´

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.