O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Administração (SAD), anunciou uma nova ferramenta que trará mais economia aos cofres públicos e, consequentemente, mais investimentos em serviços oferecidos à população pernambucana. O novo sistema de Rastreamento e Monitoramento da frota de veículos do Estado, que está sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Administração (SEADM/SAD), através da Gerência Geral de Serviços Corporativos do Estado (GGCOR), foi apresentado aos gestores de Frota do Estado, no dia 29 de agosto, no auditório da SAD.
Segundo o Secretario de Administração, Milton Coelho, com essa mudança, estima-se que o Governo do Estado economize cerca de R$ 2 milhões por ano, com combustível e manutenção da frota do Estado. “Em termos percentuais, a previsão é que haja uma redução de 12% nessas despesas públicas”, ressaltou o gestor da Pasta, acrescentando que atualmente a frota do Estado é composta por aproximadamente seis mil veículos.
De acordo o Secretário Executivo de Administração (SEADM), José Augusto Bichara Filho, o maior ganho com a aquisição deste sistema de rastreamento é a segurança proporcionada principalmente para motoristas e usuários. “Estaremos monitorando toda a nossa frota em tempo real. O limite de velocidade e o percurso realizados por cada automóvel passarão a ser mais controlados”, destacou o executivo, acrescentando outros benefícios, tais como redução do consumo de combustível e de manutenções corretivas, diminuição no número de multas e infrações, além da otimização do uso da frota.
Já o Gerente Geral de Serviços Corporativos do Estado, Marcelo Coelho, explicou ainda que o custo mensal do serviço por veículo ficou atrativo, quando comparado com contratos e atas de registro de preços de outros estados do país. “Órgãos, Prefeituras e Governos de outros estados, a exemplo do Ceará e de Alagoas, além da Prefeitura de Natal, já manifestaram interesse na contratação através da adesão ao nosso registro de preços. O custo mensal para monitorar cada veículo de nossa frota será de R$ 44,40; valor que será facilmente compensado apenas com a economia de combustível que esse tipo de serviço proporciona”, comemorou o gerente, acrescentando que “a ata de registro de preços prevê atendimento a 1,2 mil carros, podendo o quantitativo total decorrente das adesões ser ampliado até 6 mil veículos, conforme prevê a legislação".
Marcelo Coelho adiantou que “a SDS manifestou interesse em monitorar mais de três mil viaturas através desse sistema de rastreamento de frota. Outros órgãos estaduais que já possuem contrato para o serviço de rastreamento da frota, tais como a Secretaria de Educação (SEE) e o Grande Recife Consórcio de Transporte, também poderão beneficiar-se negociando com a atual contratada ou optando por encerrar o atual contrato e realizar adesão à nova ata de registro de preços", explicou, lembrando que a ata de registro de preços já está disponível para adesões desde o dia 8 de agosto. “Para formalizar o pedido, basta o órgão encaminhar um ofício à SAD, solicitando autorização para contratação do serviço de rastreamento de frota mediante adesão à ata de registro de preços da SAD. Em até 15 dias, o serviço de rastreamento é implantado na frota veicular do órgão solicitante”, esclareceu.
A vencedora da licitação da Ata de Rastreamento de Frota do Estado, a OI Móvel, enviou dois técnicos para detalhar pontos do sistema de rastreamento de frota. “O rastreador é acoplado ao veículo, que armazenará todas as informações através de um módulo eletrônico. Este equipamento armazenará as informações que serão alimentadas pela bateria do veículo, mas existe uma bateria interna no módulo que dura três dias, caso a bateria do veículo acabe”, explicou o representante da OI, Diego Rojas, acrescentando que “a instalação de cada aparelho leva em torno de 30 minutos”.
Ainda de acordo com o representante da OI, o rastreador veicular indicará na central de monitoramento o número do módulo, nome do motorista associado, tempo de transmissão do veículo, velocidade, quilometragem e possíveis interferências durante o percurso, além das possíveis infrações cometidas pelo condutor, além de excesso de velocidade, aceleração brusca; longo tempo parado com motor ligado e utilização de carro fora do horário de trabalho.
O Gestor de Frota da Compesa, Daniel Valois, que acompanhou toda a apresentação no auditório da SAD, parabenizou a iniciativa do Governo em otimizar os gastos com a frota oficial. “Esse sistema de rastreamento irá tornar as viagens mais ágeis e seguras”, vislumbra Daniel.
APLICATIVO PARA TÁXI
Durante a apresentação do novo sistema de rastreamento de frota, a Gerência de Frota do Estado (GEFRO) anunciou que em breve as solicitações de corridas de táxi para servidores que eventualmente necessitem se deslocar para cumprir atividades de expediente poderão ser realizadas através de aplicativo de celular, que substituirá o voucher de papel. “O aplicativo trará mais agilidade e controle ao serviço de táxi utilizado pelos órgãos do Estado”, asseverou o Gerente de Frota do Estado, Henrique Sales.