Álvaro encaminha apoio majoritário do grupo de Izaías |
Izaías deu destaque a Álvaro no lançamento do Natal de Garanhuns e liberou seu grupo para fechar com o deputado |
Existem alguns deputados no Agreste Meridional, a grande maioria aliada ao governador Paulo Câmara. A oposição comandada por Armando Monteiro precisava de uma grande liderança regional, e o próprio Armando cobrou isto ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em ato público, no início do ano, quando pediu que o aliado "deixasse o cafezinho no centro da cidade, visitasse os prefeitos da região e se tornasse uma grande liderança". Muita gente até apostaria que o prefeito de Garanhuns pudesse ser candidato a deputado federal.
Izaías não seguiu o conselho do seu mentor, e pior, viu seu governo elogiado começar a cair na aprovação, após um tumultuado 2017. Problemas na saúde, briga com professores, atrasos a fornecedores, bloqueio judicial, asfalto sonrisal, choque com Ministério Público, trocas de secretários, brigas internas, etc. Creio que Armando nunca passou tanto tempo sem vir a Garanhuns, e o deputado federal do prefeito, Jorge Corte Real, nem lembro quando esteve aqui. Faz tempo.
Álvaro com lideranças da oposição estadual |
Em nível estadual, Álvaro teve importante participação no diálogo entre Armando, João Lyra, Bruno Araújo e Mendoncinha, chegando a recebê-los em casa, para reuniões que definiriam o rumo das oposições no estado. E quando Fernando Bezerra cortou relações com o Governo do Estado e o PSB, foi em Canhotinho que todos eles demonstraram estar unidos, em um grande evento popular. Aliás, Álvaro foi prefeito de Canhotinho, elegeu um sobrinho como sucessor, Felipe Porto, e comenta-se que outro familiar já esteja se preparando para disputa de 2020.
Agora, Álvaro conquista o espaço que Armando imaginou destinado a Izaías. Tem apoio de diversas lideranças em muitos municípios do Agreste, garantindo sua reeleição. E com articulação local, o deputado já tem um subgrupo dentro da prefeitura de Garanhuns, vários secretários e vereadores, e como o próprio prefeito afirmou que não construiu este apoio, percebe-se que o ex-prefeito de Canhotinho soube aproveitar a perda de rumo de Izaías visando 2018. Agora, não tem volta, e Izaías não terá mais como lançar seu próprio candidato.
Almoço de Álvaro com principais assessores de Izaías, inclusive o vice-prefeito Haroldo, secretários e vereadores |
Com Álvaro liderando este grupo político dentro da prefeitura, a campanha de 2018 pode não ser o destino final, e o deputado se torna um nome para a disputa de prefeito em 2020. Álvaro nem precisaria de tanta gente assim com ele agora, então o foco deve estar mais na frente. Com o governo Izaías caindo na aprovação (embora se busque o toque de mágica no Natal para melhorar a imagem), talvez o prefeito não tenha mais o poder de mudar esta história.
E Garanhuns pode ir mais uma vez para uma campanha traumática de um nome de fora tentar conquistar o Palácio Celso Galvão. Desta vez de forma diferente, pois seria com o apoio do grupo que comanda as ações da prefeitura.
Vão dizer que não se trata de 2020 e só se estar pensando em 2018. Não é bem assim, a eleição para prefeito já começou, e passa pela eleição de deputado e governador, obrigatoriamente. Como Izaías não é candidato a nada, nem demonstra querer liderar, seu grupo está se movimentando e procurando quem será. E nosso prefeito que brigou tanto para expulsar os estrangeiros, pode ajudar, mesmo que não esteja na linha de frente, na campanha do ex-prefeito de Canhotinho em Garanhuns.