Ateliês, de 3 a 5 de outubro, antecedem a realização do Filig, que começa na quinta. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas
Além de buscar estimular o hábito da leitura nas crianças, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig) se volta também para atividades formativas direcionadas a agentes de educação e profissionais que atuam com crianças ou comunicação. Por isso, vai promover dois ateliês gratuitos, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Polo Caramiolas, que será realizado no Sesc Garanhuns. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas online.

Já para os estudantes e profissionais de Pedagogia ou que lidem com atividades que busquem o desenvolvimento de crianças, o Filig vai trazer Alessandra Roscoe, do Distrito Federal, para ministrar o “Ateliê de Leitura na Primeira Infância”. Além de jornalista e escritora, ela coordena o projeto Uniduniler Todas as Letras - Festival Itinerante de Leitura, com foco em leituras afetivas para bebês e idosos. Serão três turmas. Na quarta (4), uma acontece das 8h às 12h e a segunda, das 14h às 18h. Na quinta-feira (5), o horário é apenas pela manhã, das 8h às 12h. São 60 vagas ao todo. Inscrições:
Filig – O Festival marca o ápice de uma série de atividades que vêm sendo realizadas em Garanhuns ao longo do ano. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Cultural e Ferreira Costa, com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da UFRPE – Unidade Acadêmica de Garanhuns.
O Festival, que traz nesta terceira edição o tema “Nas entrelinhas das imagens narrativas”, vai acontecer de 5 a 8 de outubro. Com toda a programação aberta ao público e curadoria assinada por Luciano Pontes, haverá atividades no Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) e na unidade do Sesc da cidade. Entre as atividades previstas, estão exposições, conversas com autores, oficinas de criação, apresentações artísticas e arrecadação de livros infantis.