Armando cai 10% e vê Paulo liderar pesquisa para Governador de Pernambuco |
O cenário econômico melhorando, investimentos sendo feitos (principalmente na segurança pública), melhor comunicação, e o governador Paulo Câmara vai obtendo melhores resultados perante a opinião pública. Esta é a foto do momento registrada em novembro/17 pelo Instituto Múltipla, conforme divulga nesta terça-feira o jornalista Inaldo Sampaio. Paulo Câmara (PSB) lidera a corrida eleitoral de 2018 com 18,7% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o senador Armando Monteiro Neto (PTB) com 13,5%.
Marília tira votos de Armando Monteiro |
Em julho, a Meta Pesquisa e Consultoria mostrou um cenário ruim para o governador. Armando liderava com 23,3%, e Paulo era o segundo com 13,2%. Mendoncinha estava colado com 12,2% e Marília Arraes tinha 6,3%.
Como se vê, Armando Monteiro, comparando as duas pesquisas, despencou 10%. O senador perdeu quase 6% para Paulo e 3% para Marília. Ficou claro também que Marília mais tira votos de Armando, no campo da oposição estadual, que de Paulo, por seu discurso contra o PSB. A liderança de Paulo surpreende muita gente, que achava que ele seguiria enfraquecido até a eleição.
Na atual pesquisa, está assim:
1. Paulo Câmara (PSB) - 18,7%
2. Armando Monteiro (PTB) - 13,5%
3. Mendonça Filho (DEM) - 10,0%
4. Marília Arraes ( PT) - 9,6%
5. Fernando Bezerra Coelho (PMDB) - 2,8%
6. Bruno Araújo (PSDB) - 1,8%
Faço uma avaliação que os partidos e candidatos ligados ao Governo Temer terão um processo de desgaste maior, e parece que já começou. Armando Monteiro se distanciou do PT e Lula, e Mendonça continua como Ministro da Educação. Marília cresceu com isto, sendo a candidata de Lula, mito no estado.
Neste cenário, Marília tem potencial até de desbancar Armando Monteiro. Resta saber, se não for para o segundo turno, quem prevalecerá no partido. A candidata chateada com o PSB ou a de Humberto e Lula, que pensa no projeto nacional e não agrada se juntar com representantes do Governo Temer.
Comparando as pesquisas, somente Paulo e Marília mostraram força para crescimento. O governador tem a força do PSB e os aliados por todo o estado, além de ser o atual gestor do estado. Marília estará dependente da força de Lula em 2018. Há quem defenda a união já no primeiro turno.
Mendonça, mesmo com tantos recursos e a visibilidade de ministro, não consegue passar deste patamar. Fernando Bezerra Coelho e Bruno Araújo tiveram resultados horrendos, e Armando caiu vertiginosamente.
Para conferir mais informações sobre a pesquisa, confira o blog de Inaldo Sampaio.