O Jornal do Commercio traz grande matéria neste domingo (10) sobre o potencial de Pernambuco para atrair investimentos bilionários da China. O assunto é inclusive a manchete do jornal. O texto é da jornalista Adriana Guarda, que revela que a China investiu (em dólares) quase U$ 50 bilhões em uma década no Brasil, e tem planos de investir outros U$ 20 bilhões somente em 2018, e Pernambuco é estratégico.
Vale a leitura, pois são investimentos de curto e médio prazos, que podem acarretar em um boom econômico no estado.
O governador Paulo Câmara tem estreitado este diálogo, tendo recebido diversos empresários e representantes do governo chinês.
Em setembro, uma comitiva do estado esteve naquele país negociando com indústrias e empresas. Os chineses são capazes de megainvestimentos, a exemplo de produção de energia (eólica, solar e elétrica), refinarias, fábricas de automóveis, motocicletas, tecnologia, eletroeletrônicos, entre outros.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Reitor Pedro Falcão, em foto de arquivo na Campus Party |
O Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, está viajando para a China, ao lado do diretor do Instituto Confúcio na UPE, Prof. Heldio Villar, para participarem da 12ª Conferência Global do Instituto, entre os dias 11 e 19 de dezembro, em Pequim, capital do país asiático.
A conferência conta com a presença de centenas de diretores dos institutos e os reitores das universidades dos países onde estão instalados. No encontro, os representantes apresentam, em fóruns específicos, suas atividades e as estratégias para os anos vindouros, já que o governo chinês pretende aumentar significativamente o número de institutos nos próximos anos.
A viagem reafirma a política de ampliação das relações internacionais da UPE, que visa estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições. A intenção do Reitor Pedro Falcão é ampliar a oferta dos cursos de língua chinesa (mandarim) e com isso oferecer mais profissionais capacitados para este mercado que se expande.
Acompanham, ainda, o reitor na viagem o Assessor de Relações Internacionais da Universidade, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, e o diretor chinês do instituto, Prof. Wang Hongliang.
INSTITUTO CONFÚCIO: o Instituto na UPE, inaugurado em 26/11/2013, é o primeiro do Nordeste, e a iniciativa foi autorizada pelo do convênio assinado entre a universidade dos pernambucanos com a Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim (CUFE).
Os cursos de chinês já tiveram início e são abertos ao público. Os estudantes que se destacarem têm a oportunidade de estudar na China. Paralelamente, o Instituto promove exposições e mostras, neste intercâmbio cultural e acadêmico com a China.
ESCRITÓRIO – O Instituto Confúcio é uma entidade sem fins lucrativos, ligado ao Ministério da Educação da China, e tem sua sede em Pequim.