quinta-feira, 27 de setembro de 2018

CÂNCER DE PÂNCREAS - Tire dúvidas com a GASTROMED GARANHUNS



O que é? 

O pâncreas é um órgão com função de produção de hormônios (insulina e glucagon por exemplo) e outras substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos. O câncer que surge neste órgão é, na maioria das vezes, o adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular), correspondendo a mais de 90% dos casos diagnosticados. Os tumores neuroendócrinos são bem menos frequentes. 

Pelo fato de ser de difícil detecção em fases mais precoces, apresenta um prognóstico ruim, em função do diagnóstico tardio e de seu comportamento agressivo. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por câncer. A maioria dos casos acomete a cabeça do pâncreas, mas pode surgir também no corpo ou cauda do órgão. O adenocarcinoma é mais raro antes dos 30 anos de idade, e torna-se mais comum a partir dos 60 anos. 

Fatores de risco 

O tabaco aparece como o principal fator de risco para o surgimento desse tipo de câncer. Quem faz uso do cigarro e seus derivados tem três vezes mais chances de desenvolver câncer de pâncreas do que os não fumantes. Além disso, quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior o risco. A doença também está relacionada ao consumo excessivo de gordura, de carnes e de bebidas alcoólicas, e à exposição a compostos químicos, como solventes e derivados do petróleo. 

Pessoas que sofrem de pancreatite crônica ou de diabetes melitus, bem como com histórico familiar de câncer de pâncreas, também tem mais chances de desenvolver a doença. 

Sintomas 

Os sintomas da doença dependem da região onde está localizado o tumor. Os mais perceptíveis são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarréia, icterícia (pele e olhos amarelados), dor abdominal, dor lombar, entre outros. 

Diagnóstico 

O diagnóstico da doença se dá através das manifestações clínicas associadas à exames de imagem que mostram a presença de lesão expansiva no pâncreas. A obtenção de espécime para análise confirma o diagnóstico histopatológico. 

Prevenção

Não fumar, evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e uma dieta saudável são medidas válidas para se prevenir o câncer de pâncreas. 

Tratamento

Em fases iniciais, quando não existe metástase à distância e o tumor é passível de ressecção, a cirurgia é o tratamento de escolha. A quimioterapia e radioterapia são modalidades de tratamento para doença não passível de ressecção, localmente avançada. A quimioterapia tem papel no tratamento da doença sistêmica.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.