quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O VOTO CONTRA VAI DECIDIR A ELEIÇÃO - Artigo



A polarização entre Bolsonaro e Haddad acabou sendo natural, por um personagem que merece um estudo sociológico mais profundo: Lula. O ex-presidente dividiu o país entre os que lhe apoiam incondicionalmente, e os que o odeiam, atribuindo-lhe todas as mazelas da corrupção contemporânea no país.

E o PSDB? Os tucanos tiveram muitos problemas para somar nesta rejeição eleitoral. A corrupção de Aécio, a aproximação com o governo Temer, a candidatura insossa de Alckmin, ... Para citar somente algumas. 

Se tinha que aparecer alguém contra Lula e o PT, tinha que ser alguém mais firme e que, com autoridade, se mostrasse como antagonista ao novo projeto presidencial do Partido dos Trabalhadores. Alckmin não teve presença para esta missão. Ninguém vestiu melhor este figurino que Bolsonaro, com sua verborragia agressiva, embora sem fundamentos políticos democráticos. A ordem era acabar com o PT, e moralizar o país.

Bolsonaro é o voto contra o PT. Nenhum outro candidato, nem Alckmin, representa isto.

Contudo, o capitão da reserva extrapolou, e além de voto contra o PT, virou o voto contra tudo, contra as mulheres, negros, índios, mães e avós, contra a isenção de imposto de renda para pobre... Era para ser somente contra o PT. Cada vez que precisa explanar algum assunto, é provável que perca votos, e o candidato está muito bem acompanhado neste antidiscurso por seu vice, Mourão e seu guru econômico, Paulo Guedes.

Aí o PT virou o "Contra Bolsonaro", que conseguiu ser mais rejeitado que Haddad, o candidato petista. Bolsonaro virou uma ameaça à constituição e às minorias no país.

Política é a arte de congregar, e Bolsonaro tem se mostrado desagregador. 

Por incrível que pareça, Lula, o personagem limado, pode se tornar o agregador para dar sustentação a um, cada vez mais possível, governo Haddad. As pesquisas mostram um segundo turno entre estes projetos divergentes, com vitória do petista.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.