O Governo do Estado está implantando em Garanhuns uma unidade da Polícia Científica, que deve inaugurar ainda agora no mês de março, e também o Instituto de Medicina Legal - IML - que deve funcionar 24h, e atender os municípios do Agreste, a partir de abril.
Para este investimento, o Estado solicitou à prefeitura de Garanhuns o local para abrigar o IML, em convênio firmado entre os governos, ficando a estrutura do prédio por responsabilidade do município.
Um amigo do blog fez uma análise interessante, discordando do local que a prefeitura dispôs para funcionamento do IML em Garanhuns, uma parte da antiga Casa de Saúde Santa Terezinha, onde atualmente está o SAMU, ao lado do Parque Euclides Dourado, o maior ponto de visitação turística e de lazer de Garanhuns.
Faltou sensibilidade e análise melhor do perfil do entorno do parque na escolha do local. Sei que tem o Hospital Dom Moura e até uma funerária ali vizinho, mas o IML vai gerar um impacto negativo na visão turística do nosso visitante, e um mal estar desnecessário ao usuário do parque. A antiga Casa de Saúde tem mais visibilidade, faz esquina com a Av. Julio Brasileiro, uma das mais movimentadas da cidade, alternativa à Av. Rui Barbosa. É grande o fluxo de pedestres que estarão, praticamente, todos os dias, vendo entrar e sair corpos do instituto.
Quem gosta de passar na frente de um IML?
O IML funcionará 24h, recebendo a demanda de todo o Agreste, o que deve gerar também muita movimentação de veículos e necessidade de local para estacionar, até mesmo pros veículos oficiais. Lembrando que tem comércios, posto de gasolina, hotel, colégio e o Forum, que praticamente ocupam as vagas para os carros nas proximidades, somados aos usuários do parque.
Será muito positivo para Garanhuns receber a Polícia Científica e o IML, mas o local poderia ter sido melhor analisado pela prefeitura, pois temos certeza que outros locais também poderiam sediar o investimento do Governo Estadual em Garanhuns.
Acho que ainda dá tempo de repensar no local.