domingo, 14 de abril de 2019

PORQUE A SEMANA SANTA SEMPRE MUDA DE DATA A CADA ANO? COMO SURGIU O CARNAVAL?



A Semana Santa, vivenciada principalmente pelos católicos, inicia sempre no primeiro domingo de Lua Cheia (equinócio) ou um pouco depois, mas nunca antes. Sendo dessa maneira, a cada ano este momento em que o mundo relembra o triunfo em Jerusalém, e depois a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, cai em datas diferentes, o que faz com que a Páscoa seja uma espécie de festa ‘’móvel’’ no calendário.

Nos quarenta dias que antecedem o Domingo de Ramos, vive-se a Quaresma, onde os religiosos iniciam o período de orações e preparação para celebrar da ressurreição de Cristo.

Os dias que antecedem a Quaresma foram tomando o formato de festa onde se podia "pecar": Bebidas, comidas, músicas,... Como se houvesse uma liberdade onde seriam permitidos alguns excessos, já que iniciaria a Quaresma e a Semana Santa, para que todos pudessem "pagar os pecados"... E assim nasceu o que hoje é o Carnaval, a Festa da Carne, que precede a Celebração do Espírito, na Semana Santa.

Portanto, não é a Páscoa que acontece 40 dias depois do Carnaval, mas esta festa popular que acontece 40 antes desta comemoração religiosa que começa neste Domingo de Ramos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.