A 2ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, da V Gerência Regional em Garanhuns, teve seu último dia de atividades nesta quarta-feira (28/02) deixando um histórico de experiências exitosas, a exemplo da oficina sobre a Língua Brasileira de Sinas - Libras - aplicada no âmbito do atendimento da rede de saúde pública.
A oficina sobre Libras aconteceu na semana de 19 a 23/02 na sede da V GERES, e contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Garanhuns, através da Central de Libras, programa Acessuas Trabalho e Capacita. Wender Torres, coordenador da Central de Libras, foi ministrante do curso.
Segundo Vanessa Alves, orientadora clínico-pedagógica e residente da V GERES, a necessidade foi observada pela turma de residentes a partir da experiência do atendimento nas unidades de saúde. Além de Vanessa, a residência da V GERES contou com José Sávio (terapeuta ocupacional), Vanessa Magalhães (psicóloga), Luciana Rocha (assistente social), Priscila Mesquita (enfermeira) e Raíza Silva (nutricionista), com a supervisão de Lílian Sampaio, coordenadora de integração Ensino e Serviço da V GERES.
A gestora da V GERES, Catarina Tenório, afirmou que a experiência deve ter continuidade. "Esta turma de residência foi muito feliz em mostrar esta realidade da necessidade da inclusão dos surdos no atendimento da Rede de Atenção à Saúde. A oficina foi básica, e sabemos que temos cursos em Garanhuns que podem ampliar a oferta de profissionais com o domínio em Libras, como já acontece em algumas unidades, a exemplo da UPAE Garanhuns, que faz parte da Rede Estadual de Saúde Pública"