quarta-feira, 22 de agosto de 2018

NO SÁBADO, Nivaldo Tenório conversa sobre literatura na Casa Café, em Garanhuns

"Foi por ocasião do nascimento de minha sobrinha Beatriz (cujo nome foi pesquisado na Divina Comédia) que conheci o dono de uma clínica neonatal. Na sala de espera as poltronas foram feitas pra ler. 

O senhor de uns setenta anos se sentou numa delas e me perguntou o que eu estava lendo. Agora não me lembro o livro. Mas não importa, aquilo serviu para que dois velhos membros de uma sociedade secreta se reconhecessem. Entabulamos conversa e descobri que era o dono daquela clínica, hoje tocada pelos dois filhos, também médicos, e que gastava a aposentadoria em viajar e ler, disse que já conheceu o mundo todo, que uma vida basta para conhece-lo, mas lamentava não dispor de mais tempo para ler todos os livros que gostaria. E não era tudo, lia Em Busca do Tempo Perdido uma vez a cada dois anos. Fiquei impressionado, pois conheço escritores que nunca leram Proust e aquele leitor não somente o leu, mas relia a cada dois anos. 

É sobre essa figura, o leitor, nossa conversa no Leitura de Ficção deste mês. Ivaldo Vasconcelos vai ler trechos e falar de seu amor pelo Dom Quixote e Pedro Henrique, outro leitor extraordinário, lerá trechos do Lavoura Arcaica. 

Imperdível, sábado próximo, na Casa Café, na Av. Rui Barbosa, ali pelas 19h.

Nivaldo Tenório"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.