quinta-feira, 9 de agosto de 2018

UPAE Garanhuns amplia atenção à pessoa com deficiência visual





A UPAE Garanhuns tem sido referência no atendimento à pessoa com deficiência na Rede Pública de Saúde, buscando sempre investir na estrutura e qualificação de seu pessoal para recepção a todos os pacientes, independente de suas necessidades, sejam elas motora, auditiva, visual, etc. Atualmente três colaboradores fazem cursos de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais.

Na última quinta-feira (02/08), a UPAE Garanhuns recebeu a pedagoga Lenice Couto, gestora do CAP - Centro de Apoio Pedagógico para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Educação de Garanhuns. A profissional, que é cega desde os 23 anos, tem se destacado na inclusão de pessoas com deficiência, principalmente visual, gerenciando o centro que oferece atendimento pedagógico e ministrando palestras sobre inserção social . "A pessoa com deficiência é também uma pessoa normal, que precisa de atenção a estas necessidades, mas com os mesmos direitos e deveres de qualquer pessoa na sociedade. Existem paradigmas que precisam ser quebrados, e é para isto que precisamos sempre dialogar." - Registrou a palestrante.

Lenice Couto conversou com 30 profissionais da UPAE Garanhuns, de vários setores que trabalham diretamente com o atendimento a pacientes e acompanhantes, que puderam ampliar seus olhares sobre o "Atendimento à pessoa com deficiência visual" - Tema da palestra. Com bom humor, que conquistou a todos, a pedagoga, que recentemente concluiu seu mestrado na Argentina, elencou mais de 30 situações nas quais o atendimento a cegos pode melhorar a qualidade do serviço de saúde, e proporcionar mais respeito e dignidade a este paciente.

A palestra foi coordenada pela enfermeira Michelle Torres, do setor de Educação Permanente da UPAE Garanhuns, e o resultado foi tão positivo que outras datas estão sendo agendadas para levar o debate para outros setores da unidade de saúde.

A UPAE Garanhuns faz parte da Rede SUS, sob Gestão IMIP e Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.