quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A polêmica reforma da Praça Jardim no centro de Garanhuns



A prefeitura de Garanhuns enviou nota ao blog sobre a reforma da Praça Jardim, depois que pegou todo mundo de surpresa com os tratores passando por cima de tudo naquele espaço público do centro da cidade.

Na nota, a assessoria de comunicação informa que o objetivo é reestruturar a praça, que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos vai implantar novo piso, pintura, iluminação e serviço de jardinagem. A proposta do projeto é manter o espaço organizado, com estacionamento e área de convivência. A previsão é que a reforma seja concluída ainda neste ano.

Recebemos a informação que a área destinada ao estacionamento de motos será em torno de 15% da praça.

É aí que começam algumas contradições, inclusive questionadas pelo radialista Marcos Cardoso. 

Em um áudio veiculado na Rádio Marano, o prefeito Izaías Régis pergunta: "Pra que praça?", e em seguida confirma que ali seria um estacionamento para motos.

Soubemos hoje também que o projeto está passando por mudanças, mesmo depois que a praça já foi ao chão, ou seja, devem estar alterando para aumentar o espaço público de convivência e diminuir a área destinada às motos, depois da ampla repercussão negativa. Ao menos é isto que dá a entender já que o projeto, maquete, desenho, power point, etc, não foi mostrado a ninguém. A versão oficial é que as mudanças seriam na questão de saneamento.

Ainda tem que se ver a vigência da lei de Humberto de Morais que proibia a supressão das árvores da Praça Jardim.

Se de fato o projeto está se adaptando para evitar que a praça histórica vire um estacionamento para Zona Amarela e Zona Azul, é fruto de todos aqueles que usaram os meios de comunicação e redes sociais para demonstrar sua indignação.

Tem mais uma coisa. Tomara que não fique feito aquela Praça Tomaz Maia, descendo do terminal de ônibus no centro da cidade, que ficou muito bonita, iluminada, mas tiraram árvores e ninguém consegue sentar nos bancos para conversar ou jogar um dominó. Não basta ter grama, tem que ter árvores e sombra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.