sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Sivaldo encerra o ano liderando pesquisas para prefeito de Garanhuns


A menos de um ano para as próximas eleições para prefeito em todo o país, em Garanhuns a corrida ao Palácio Celso Galvão conta ainda com mais de uma dezena de postulantes. Várias pesquisas foram feitas ao longo do ano, e quatro nomes foram se destacando: Sivaldo Albino, Haroldo Vicente, Silvino Duarte e Zaqueu Lins. Depois outros nomes foram entrando no jogo, a exemplo de Luizinho Roldão, Givaldo Calado, Pedro Veloso, Alfredo Goes, Helder Carvalho, Coronel Campos, etc. Exceto uma ou outra pesquisa que mostrou Givaldo entre os quatro primeiros, o certo é que foram os mesmos quatro que obtiveram durante o ano o maior destaque nas pesquisas.

Em uma ou outra o vereador Zaqueu apareceu na frente ou empatado com Sivaldo, na maioria Sivaldo apareceu bem na frente do ex-colega de Câmara. O ex-prefeito Silvino não chegou a liderar, mas seu nome apareceu na frente de Haroldo em várias oportunidades, sendo ultrapassado pelo atual vice nas últimas semanas, fruto da intensificação da pré-campanha da prefeitura em torno do seu nome. Provavelmente Silvino também deve duvidar dos números apresentados recentemente. Haroldo e Silvino disputam a preferência do prefeito Izaías e do ex-senador Armando Monteiro. Difícil resolver esta equação sem traumas. Contudo, nem um nem outro apareceu na frente de Sivaldo Albino nas pesquisas ao longo do ano.

Algumas pesquisas divulgadas tendem a quem as contrata, pois ainda estamos fora do período da legislação eleitoral, coisa que muda na próxima semana, e para serem divulgadas terão que ser registradas no TSE. Basta ver a dissonância entre elas para ver que não batem.

A carga dada em Haroldo neste final de ano parece ter dado algum resultado, pois o Natal de Garanhuns é aprovado e o vice-prefeito tem aproveitado esta vitrine. Porém, mesmo assim, não conseguiu ainda deslanchar. Quando chegar janeiro, fevereiro, março, os problemas da cidade voltam ao noticiário. Até chegar o Viva Dominguinhos, que promete ser de arromba! Izaías não esconde que vai com Haroldo até o final.

Em outubro e novembro Sivaldo Albino acompanhou pesquisas encomendadas por seu partido que mostravam uma frente mais folgada que os números apresentados por outros institutos. Embora seja o preferido do grupo do governador, Sivaldo ainda não se apresenta como candidato. Foram pesquisas quantitativas e qualitativas, que mostram um eleitorado crítico à saúde, educação e geração de empregos da gestão municipal.

Ninguém sabe ainda quais serão os candidatos. É hora dos grupos se fortalecerem, arrumarem a casa e irem fortes para a campanha, pois não será fácil para ninguém, inclusive na disputa ao legislativo. Continuo achando que tende a polarizar. Garanhuns não tem segundo turno e os grupos políticos devem se acertarem antes da eleição. Quem conseguir agregar mais, chegará mais forte.

Sivaldo parte na frente, mas isto não garante nada, embora seja lógico que é melhor partir na frente. Do outro lado, embora o candidato deva ser Haroldo, é óbvio que a força política está com Izaías, mas 2018 mostrou que a população pode não acompanhar seus candidatos, como estão apontando as pesquisas.

Resultado de imagem para pesquisa prefeito sivaldo albino haroldo vicente

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.