Mesmo sendo uma das maiores oposicionistas ao governador Paulo Câmara, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) mostrou que quando o assunto é a população, as divergências ficam em segundo plano.
A prefeita participou da reunião on-line com Paulo e pediu a ele mais leitos de UTI na Capital do Forró. O estado está concluindo em Caruaru o Hospital de Campanha com cerca de 110 leitos, que atenderá pacientes da Macroregião do Agreste.
Com o pedido, Raquel antecipa a necessidade maior que teremos daqui para a frente no interior do estado: Leitos de UTI. Aqui no Agreste Meridional, muitos municípios, até de pequeno porte, já abriram seus leitos de retaguarda e diante da necessidade já estão adquirindo respiradores.
Infelizmente Garanhuns não entendeu a emergência de um hospital de campanha e foi fazer uma reforma milionária no prédio da UPA24h, que não tem nem data ainda para começar a receber pacientes. Quando abrir já estará precisando de equipamentos de CTI, a exemplo dos respiradores, e quem sabe pudesse até investir em leitos de UTI já que só como verba emergencial para Covid-19 está recebendo cerca de R$ 13 milhões.
Na reunião com o governador, outros prefeitos também deixaram as diferenças de lado, Miguel Coelho, de Petrolina pediu reforço na testagem, através da UNIVASF. A presidente da Codeam e prefeita de Capoeiras, Neide Reino, pediu a participação das polícias militar e civil na fiscalização das medidas restritivas.
Paulo Câmara lembrou aos prefeitos que, aos três hospitais de campanha anunciados, somam-se outras estruturas no interior, com 139 enfermarias e 78 UTIs já em funcionamento em Caruaru, Garanhuns, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Palmares e Petrolina.
O presidente da AMUPE e prefeito de Afogados, José Patriota, coordenou a reunião e comemorou o resultado que avança na informação e união em prol dos pernambucanos.