quarta-feira, 10 de junho de 2020

FESTAS JUNINAS SEM FOGOS E FOGUEIRAS EM GARANHUNS



A Prefeitura de Garanhuns, publicou novo decreto com medidas de combate à pandemia de Covid-19, que devem ser seguidas durante o período junino.

Ficou determinado a proibição da venda e queima de fogos de artifícios, e também que a população não acenda fogueiras na área urbana e rural. A medida busca reduzir os casos de complicações respiratórias ocasionadas pela fumaça das fogueiras e também de queimaduras em decorrência do manejo de fogos de artifício, tendo em vista a lotação das unidades hospitalares.

A prefeitura também destacou que a tradição junina pode provocar aglomerações, o que deve ser evitado neste momento de contenção da pandemia. Em nota, o governo municipal disse que destaca a relevância o caráter cultural e a tradição do período junino, mas que estes não podem prevalecer sobre o direito à saúde e o direito à vida, que são prioridade neste momento.


AGORA COMIGO: Não temos informação sobre como se dará a fiscalização, pois no mesmo dia da decretação já tivemos informações de fogueiras no município. Portanto, é essencial que a informação chegue à população e que os órgãos de fiscalização estejam atentos e divulguem os canais para denúncias. Se não, o decreto fica somente no faz de conta. 

Mas concordamos com a proibição de forma excepcional este ano, devido o grupo de risco para Covid-19 formado por pessoas com problemas respiratórios é o que mais sofre com as fogueiras, e que geralmente precisam procurar hospitais, onde estão internadas pessoas infectadas, assim, vale o esforço este ano de se privar de um costume cultural.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.