domingo, 21 de junho de 2020

Uma sugestão para as escolas de Pernambuco



Tenho visto a cada dia uma nova sugestão e protocolos para a volta às aulas, mas não sei se os pais, alunos, professores e demais funcionários das escolas públicas e particulares estão sendo devidamente ouvidos, eles que são os principais atores deste processo de prevenção ao Covid-19 no ambiente escolar. Vejo muita preocupação de todo lado.

Tenho visto também pressão sobre as escolas para se moldarem a novos protocolos, alguns caros pela tecnologia demandada e manutenção de áreas livres de contaminação, ao mesmo tempo que são ordenados descontos nas mensalidades e a inadimplência estoura orçamentos e coloca em risco a continuidade de escolas particulares com menor poder econômico. Entendo os descontos pela crise financeira, desemprego que aumentou, dificuldades outras, mas o desconto linear acabou beneficiando quem não passou pelo aperto e prejudicando quem de fato precisaria de um benefício maior. Mas isto é outra questão. 

Vejo pais e responsáveis preocupados em mandar seus filhos para escola, principalmente aqui na região do Agreste, onde os números da pandemia não alcançaram o pico de contaminação, como apontam os dados do Governo de Pernambuco.

Sei que ainda não há data para o retorno das aulas, mas se me permitem uma sugestão, não há clima nem tranquilidade do retorno do ensino presencial nem tão cedo, então porque já não planejamos 2021?

O que sugiro? Seguimos com aulas remotas pelo restante do ano, e em 2021 utilizamos dois ou três meses para reforço das disciplinas, uma espécie de nivelamento presencial do conteúdo 2020. Da segunda quinzena de janeiro a março, iniciando o ano letivo realmente em abril. Seria mais confortável para todos os envolvidos.

Melhor perder alguns meses e reajustar o calendário escolar que deixar pelo restante do ano todos apreensivos com medo (pavor) que os filhos voltem para casa contaminados com o Coronavírus. Tenho dúvidas da eficácia da proteção no ambiente escolar, mesmo tomadas todas as providências sanitárias, pois estamos falando de centenas, milhares, de crianças e adolescentes, todos os dias, em sala de aula.

Gostou da sugestão? Compartilhe.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.