segunda-feira, 8 de junho de 2020

UNICEF e Governo de Pernambuco promovem campanha voltada a jovens da Funase

Conteúdo aborda empoderamento, assistência em direitos humanos e reforço nos cuidados com a saúde durante a pandemia da Covid-19 em meio ao público em privação ou restrição de liberdade


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo de Pernambuco, inicia, nesta segunda-feira (8), uma campanha de comunicação voltada a adolescentes e jovens em conflito com a lei. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a ação busca levar a esse público mensagens de empoderamento, assistência em direitos humanos e cuidados sanitários durante a pandemia da Covid-19. Cartazes estão sendo afixados nas 23 unidades socioeducativas do Estado, que reúnem 716 adolescentes e jovens com idades de 12 a 21 anos, em internação provisória ou em cumprimento de medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade.

As peças, com linguagem próxima do público juvenil, contêm explicações sobre o que é o novo coronavírus, como ele pode ser transmitido e que medidas adotar para manter a higiene pessoal e dos espaços de convivência. Em outro trecho da mensagem, os adolescentes são estimulados a buscar ajuda técnica, sem medo ou vergonha, se sentirem angústia, nervosismo ou insegurança durante o período da pandemia. Por fim, como destaca o material da campanha, seguem garantidos os direitos desse público, como o de ter os processos avaliados nos prazos normais e o de participar de atendimentos técnicos individuais dentro das unidades.

De acordo com o Oficial de Proteção do UNICEF no Recife, Augusto Souza, “a pandemia pode ser ainda mais desafiadora para as meninas e meninos em privação de liberdade, com menos contato com as famílias, amigos, filhos e filhas e com pouca informação sobre o que está acontecendo nas suas comunidades”. “Nesse contexto, essa iniciativa conjunta busca reforçar mensagens de prevenção, autocuidado e proteção numa comunicação direta com os próprios adolescentes e jovens”, destaca.

Para a presidente da Funase, Nadja Alencar, a realização da campanha de comunicação ocorre como parte de um processo de participação colaborativa e de junção de esforços neste momento de pandemia. “Desde março, solicitamos às nossas equipes que trabalhassem a conscientização dos adolescentes e de seus familiares sobre o período que tínhamos pela frente. Agora, com essa ação do UNICEF, reforçamos essa mensagem, evidenciando para os socioeducandos que estamos ao lado deles, por meio do trabalho de todo o nosso corpo técnico e do apoio de instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente”, afirma.

Imagens: Divulgação/Funase

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.