GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Europeus alertam que desmatamento da Amazônia dificulta a compra de produtos brasileiros



Oito países europeus fizeram apelo conjunto para que o Brasil tome “ações reais” contra o crescente desmatamento da Amazônia. O grupo, liderado pela Alemanha, enviou carta aberta ao vice-presidente Hamilton Mourão afirmando que o desflorestamento dificulta a compra de produtos brasileiros. Após receber o documento, Mourão disse que pretende levar embaixadores à região da floresta em outubro.

Análise: o apelo dos europeus ocorre em meio a uma das maiores tragédias ambientais da História do país, afirma Ana Lucia Azevedo. As queimadas destruíram 12% do Pantanal, e o fogo continua avançando. “Depois da Amazônia em chamas, ao transformar a maior planície inundável do planeta em cinza e brasa, o Brasil consolida a imagem de um país que devasta o meio ambiente”, diz.

Efeito colateral: a fumaça das queimadas no Pantanal deve chegar na quinta-feira ao estado de São Paulo e, um dia depois, ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais.

Em paralelo: mais de 30 ONGs exigiram que o presidente da França, Emmanuel Macron, “enterre definitivamente” o acordo entre a União Europeia e o Mercosul devido aos impactos sobre florestas, clima e direitos humanos.

DESTAQUES DO BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.