quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Comunidades quilombolas de Garanhuns serão inseridas ao Programa de Fomento Rural

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária apresentou programa aos moradores do Castainho, Estivas, Tigre, Estrela, Timbó e Caluête



Dando continuidade às ações de incentivo à produção rural no município, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária tem levado até as famílias das comunidades de Garanhuns, discussões sobre o Programa de Fomento Rural. A iniciativa segue em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, e promove o acompanhamento social e produtivo de agricultores e agricultoras de baixa renda, além da transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis.

Entre as metas estabelecidas pelo prefeito Sivaldo Albino, está a inclusão de mais agricultores e agricultoras ao programa. Desta forma, o Governo Municipal tem promovido encontros com as comunidades quilombolas de Garanhuns. O intuito é que durante o primeiro semestre deste ano sejam priorizados moradores de localidades como Castainho, Estivas, Tigre, Estrela, Timbó e Caluête.

Durante reunião com as lideranças das comunidades, o analista de políticas sociais da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, Vinícius Lobo; e a titular da pasta de Agricultura, Lucimar Oliveira, apresentaram o programa e critérios de elegibilidade que devem ser cumpridos. “Precisamos compreender alguns pontos sobre o programa, partindo das especificidades de cada comunidade em questão. É desta forma que queremos propor o desenvolvimento rural em nosso município, por meio do diálogo e de ações estruturadoras”, esclarece a secretária Lucimar Oliveira.

Para participar, é necessário que a família seja residente da área rural, estando em situação de extrema pobreza, com dados atualizados junto ao Cadastro Único, e já ser inscrita no Programa Bolsa Família. A lista de famílias elegíveis no município é definida diretamente pelo Ministério da Cidadania.

O repasse de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 2,4 mil, deve ser investido em projetos produtivos de estruturação das famílias rurais. A medida busca a ampliação ou diversificação de alimentos produzidos, bem como das atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.