quarta-feira, 9 de junho de 2021

Covid: mortes de pessoas abaixo de 60 anos superam as de idosos




Uma notícia boa, mas atrelada a outra ruim. O avanço da vacinação entre idosos levou o país a registrar, pela primeira vez na pandemia, mais mortes entre crianças, jovens e adultos de covid-19 do que de pessoas a partir de 60 anos. A reportagem é de Carlos Madeiro.

Entre 30 de maio e 5 de junho, 53,6% dos óbitos de covid-19 no país foram de vítimas até 59 anos de idade. Na semana anterior, essa média havia ficado em 49% —e era a maior até então.

Na última semana antes do início da vacinação no país, entre 10 e 16 de janeiro, 77,5% das mortes registradas foram de vítimas com 60 anos ou mais e apenas 22,5% entre jovens e adultos.

A maior redução foi no grupo com 80 anos ou mais, que respondeu por 30% dos óbitos em 2020, mas na semana passada foram 13,7% do total. A imunização chegou primeiro a essas faixas etárias, por isso o impacto já consegue ser medido.

Apesar disso, os números ainda são altos e adultos seguem sendo vítimas da doença, porque a circulação viral continua alta no país.

Epidemiologistas pedem a manutenção das medidas sanitárias e de prevenção e veem uma única saída: vacinar mais e mais rápido. Ainda não chegamos lá.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.