quarta-feira, 16 de junho de 2021

CPI da Covid: Planalto corta recursos em retaliação a senadores do AM




A CPI da Covid no Senado provocou uma retaliação direta do Palácio do Planalto. O governo federal tem cortado recursos de emendas parlamentares ligadas aos senadores Omar Aziz (PSD), presidente do colegiado, e Eduardo Braga (MDB), ambos do Amazonas.

Um documento, obtido pelos repórteres Lucas Valença e Rosiene Carvalho, mostra que pelo menos R$ 160 milhões que beneficiariam municípios sob influência dos parlamentares deixaram de ser enviados.

De acordo com os senadores, a falta de verba afeta principalmente os municípios do interior do Amazonas, mais isolados e com estrutura de saúde precária e mais dependentes dos repasses estaduais e federais.

O Palácio do Planalto não comentou o caso.

Embora os vetos às emendas tenham atingido todos os estados e bancadas, um estudo sobre o orçamento de 2021 do Inop (Instituto Nacional de Orçamento Público) aponta que, no ranking por estados, o Amazonas foi o que recebeu o maior corte em termos percentuais e absolutos.

Foram vetados 50% dos repasses ao estado relacionados às emendas de comissão, o que representa um total de mais de R$ 220 milhões.

De acordo com Braga, as emendas de comissão dele eram todas direcionadas à infraestrutura. "Sinceramente espero que isso tudo não passe de verborragia", disse.

Aziz afirmou que os vetos "não intimidam" e que, desde que aumentou o desgaste para o governo federal na CPI da Covid, Bolsonaro tem elevado as críticas.

 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.