quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Variante delta: Pesquisa aponta disparada de casos em SP em setembro



Levantamento da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia das universidades paulistas USP e Unesp, aponta que a variante delta já responde pelo aumento dos casos de covid no Rio e prevê que o mesmo aconteça a São Paulo a partir do mês que vem. A reportagem é de Wanderley Preite Sobrinho.

Para chegar a uma projeção sobre quando a variante delta ganhará força na capital paulista, a pesquisa levou em consideração a data de chegada da cepa em Israel, Nova York e Londres e quanto tempo ela precisou para aumentar as infecções nessas regiões, escolhidas por terem população semelhante à de São Paulo.

Os aumentos começaram a acontecer 80 dias, em média, após o surgimento da delta, calcula a plataforma. Enquanto o primeiro caso da cepa foi identificado em abril em Londres (dia 2), Nova York (10) e Israel (16), no Rio de janeiro o primeiro infectado com essa variante foi registrado em 26 de maio e, em São Paulo, no dia 21 de junho.

Os laboratórios utilizados pela Prefeitura do Rio informam prevalência em 56,6% da nova cepa nas amostras recolhidas em agosto. Por lá, os casos por 100 mil habitantes caíram a 9,91 em 29 de maio, menor patamar desde que a nova variante foi identificada. Desde então, essa proporção cresceu e hoje está a 17,62.

Em São Paulo, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, diz que os próximos dias serão cruciais para saber se a vacinação em massa conseguirá frear as novas variantes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.