Os visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) participaram de um curso on-line sobre interações responsivas para a aprendizagem. A iniciativa foi uma realização do Governo Federal, em parceria com a Universidade de Toronto, no Canadá, e a Fundação Bernard van Leer. O momento aconteceu na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), e encerra nesta quarta-feira (22).
O curso tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais para apoiar os cuidadores a se envolverem em interações responsivas com as crianças no dia-a-dia e destinou-se aos profissionais da primeira infância, tanto àqueles que atuam diretamente com as famílias, quanto aos seus supervisores. “Essa capacitação foi obrigatória pelas orientações do Governo Federal, mas as equipes da Secretaria passam mensalmente por capacitações para melhorar suas aptidões diante dos trabalhos propostos”, comenta a coordenadora do Programa Criança Feliz em Garanhuns, Manuela Ouro Preto.
Participaram da iniciativa 40 visitadores, quatro supervisores e equipe técnica dos Cras que acompanha as famílias. A capacitação abordou o que são as interações responsivas, qual a sua importância para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças pequenas, como os profissionais podem observar com mais atenção a perspectiva das crianças, além de orientação para que as famílias interajam mais e melhor.