sexta-feira, 8 de outubro de 2021

V GERES NO COMBATE À TUBERCULOSE




A V Gerência Regional de Saúde (GERES), junto aos municípios de sua abrangência no Agreste Meridional, vem trabalhando para identificação de casos de tuberculose, com objetivo do início precoce do tratamento, principalmente pela situação de pandemia do Covid-19, doença causada por vírus que também acomete o sistema respiratório.

Carlos Rafael, referência técnica da V GERES, tem atuado nestes casos junto aos municípios. “De janeiro a outubro de 2021, diagnosticamos e registramos 67 casos de Tuberculose na V Região de Saúde, distribuídos em 18 dos 21 municípios da regional”. Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Conceição Santana, a Tuberculose ainda é uma doença persistente na região. "Este trabalho busca identificar e iniciar tratamentos com agilidade para evitar a proliferação da doença".

"A V GERES recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo quando estiverem com tosse produtiva (com catarro) por mais de duas semanas, para que esse sintoma seja investigado e em caso de Tuberculose, seja iniciado o tratamento, que é gratuito pelo SUS”, reforça a coordenadora.

Saiba mais

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso. O sintoma mais comum da Tuberculose é a tosse persistente (por mais de duas semanas), que pode apresentar-se com sangue ou escarro além de febre, suor durante a noite, perda de peso, dores no peito e cansaço (fadiga). A transmissão acontece quando as pessoas doentes tossem, falam, cospem ou espirram, espalhando as bactérias no ar.

A prevenção da Tuberculose é feita com a vacina BCG que é aplicada em crianças. Já quando existe alguém doente, as pessoas que tiveram contato são examinadas pela equipe de saúde e fazem exames para verificar se também contraíram a doença. A Tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.