quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Revoredo realiza circulação estadual por cinco cidades pernambucanas.

O artista garanhuense Revoredo irá realizar uma série de cinco shows em Pernambuco, abrangendo todas as macrorregiões do estado.



Acompanhado de sua banda e equipe, Revoredo irá passar pelas cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Goiana e Recife, trazendo um show que irá reunir canções de seu disco homônimo, lançado em 2020, além de composições inéditas.

Em cada apresentação, Revoredo irá receber no palco um artista da cidade onde está sendo realizado o show para juntos dividirem suas canções.

O primeiro show será no dia 25/11 às 20h e será realizado na cidade de Arcoverde, na Estação da Cultura, dentro da programação da Mostra a Vapor.

Os acessos para as apresentações serão gratuitos e todos os shows irão contar com acessibilidade através de interpretação em libras.

O projeto é incentivado pelo edital do Funcultura de Música e governo do estado de Pernambuco.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Academia Pernambucana de Letras sedia lançamento de livro sobre a trajetória do político Thales Ramalho

Ex-deputado federal que combatia o autoritarismo da ditadura militar, sendo um importante conciliador entre oposição e governo, estaria celebrando 100 anos


A trajetória política de Thales Ramalho, ex-deputado federal que foi peça fundamental no jogo político para a redemocratização do Brasil durante o longo período de regime militar, entre os anos de 1964 e 1985, está detalhada minuciosamente no livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos”. De autoria do escritor Cícero Belmar, a revisão de conteúdo foi feita por Ana Clara Monteiro e pelo jornalista Ítalo Rocha. O projeto gráfico é do designer Luiz Arrais. O lançamento acontecerá no dia 14 de dezembro, às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras, reunindo políticos, jornalistas, intelectuais, familiares e amigos do ex-deputado.

Thales Ramalho foi um político essencial na articulação a favor da redemocratização durante a ditadura militar, sendo consagrado como um dos grandes defensores da abertura política. Na época em que pessoas de atitudes e pensamentos contrários ao autoritarismo eram perseguidas, quando o livre pensar era proibido, o ex-deputado foi um importante moderador. Com inteligência política e olhar estratégico, Thales Ramalho tinha o senso crítico de justiça pelos direitos humanos, além de ser portador de um bom diálogo na articulação entre oposição e governo até a conquista da redemocratização.

O livro conta ainda, que a atuação política de Thales Ramalho foi marcada pela aprovação da Lei da Anistia, a fundação do MDB como partido de oposição à ditadura, a luta pelos direitos humanos, a preocupação com a falta de assistência às pessoas com deficiência física e por sua constante defesa pela redemocratização do Brasil. O livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos” estará à venda no local de lançamento, na área externa da Academia Pernambucana de Letras, e sua renda será revertida para a ONG DNA Solidariedade.

ONG DNA SOLIDARIEDADE – A instituição tem atuação em Pernambuco e realiza semanalmente doação de cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida. A ONG também possui ações no município considerado mais pobre do Brasil em 2000, Manari. No Recife, realiza o projeto “Banho do Bem” em parceria com a escola Saber Viver, que oferece material de higiene e cuidados pessoais e de beleza para moradores de rua dos arredores do bairro da Encruzilhada. A DNA Solidariedade já doou 763 cadeiras de rodas e recebe diariamente demandas por parte de pessoas que necessitam de cadeira de rodas.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos”
Data: 14 de dezembro de 2023
Horário: 19h30
Local: Academia Pernambucana de Letras

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

RUMO CERTO / Impacto das ações federais em Pernambuco consolida bons resultados e crescimento

Além de garantir renda básica às famílias em situação de pobreza, políticas públicas integradas fortalecem o acesso a direitos básicos como saúde, educação e assistência social


Com dez meses de trabalho intenso, o Governo Federal conseguiu reconstruir as bases sólidas para o desenvolvimento social, com segurança e qualidade de vida às famílias brasileiras. Várias iniciativas e programas foram implementados ou recompostos, para reverter o processo de destruição da máquina pública, colocado em prática pelo governo passado — e os resultados positivos alcançados apontam que o Brasil está no rumo certo.

A campanha “Brasil no Rumo Certo”, que será veiculada este mês na televisão e nas redes sociais, apresentará à população pernambucana o impacto das ações do governo, que já representam crescimento econômico e inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.

No estado, são 1,7 milhão de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. Em outubro, Pernambuco contou com um repasse de R$ 1,1 bilhão, apoiando famílias em todas as 185 cidades do estado. A capital Recife é o município com maior número de famílias contempladas: 150.132.

Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. Com o conjunto de ações do governo brasileiro, já são 1,5 milhão de pernambucanos fora da linha de pobreza.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS — Na área da Saúde, até outubro, foram alocados em Pernambuco mais 534 médicos no âmbito do programa Mais Médicos (PMM). Com o reforço, a rede de atenção do estado passa a contar com 1,4 mil profissionais, podendo atender até 4,8 milhões de pessoas. Há também 12 médicos atuando em um Distrito Sanitário Indígena com sede no estado.

O Brasil Sorridente, política nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, também tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e agosto, 86 novas equipes foram habilitadas, chegando a 2,6 mil equipes de saúde da família e 71 de atenção básica atuando em Pernambuco.

Os serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o programa conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR — Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Governo Federal repassou R$ 158,2 milhões até agosto para Pernambuco. Os recursos melhoraram a qualidade das refeições servidas a 1,7 milhão de alunos, de 6 mil escolas do estado.

O PNAE atende alunos de toda a rede pública da educação básica (infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e com a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta de refeições e de ações de educação alimentar e nutricional.

MAIS EMPREGOS — Em Pernambuco, o estoque de empregos com carteira assinada alcançou, em setembro, 1,41 milhão de postos de trabalho. Apenas nos primeiros nove meses de 2023, o saldo pernambucano cresceu com 43,9 mil novas vagas. Todos os cinco grupos de atividade econômica (serviços, construção, indústria, comércio e agropecuária) registraram saldo positivo no ano.

HABITAÇÃO — Até setembro, foram entregues 1,3 mil unidades habitacionais na Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As obras foram concluídas nos municípios de Recife, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Com vestibular do IFPE, IAUPE Concursos realiza mais um grande processo seletivo

Instituto de Apoio à UPE tem se notabilizado na realização de concursos, vestibulares e outras seleções públicas



Com uma história de mais de duas décadas de serviços prestados à comunidade acadêmica, o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) tem se destacado na realização de processos seletivos, principalmente vestibulares e concursos públicos, para diversas instituições públicas e privadas. Além do próprio Governo do Estado de Pernambuco, e suas secretarias, a exemplo de Saúde, Administração e Educação, Polícia Militar e Bombeiros, que tiveram processos seletivos realizados recentemente, o IAUPE vem oferecendo seus serviços também para prefeituras, como São João, São José da Coroa Grande, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Bom Conselho, entre outros, que fizeram suas parcerias com a instituto e realizaram seus certames com a credibilidade que oferece o IAUPE Concursos.

As informações sobre os processos seletivos realizados pelo IAUPE Concursos estão acessíveis no Instagram, no perfil @iaupeoficial, além do site oficial, UPENET.com.br, onde constam todos os editais dos processos seletivos vigentes ou realizados pelo IAUPE, a exemplo do vestibular do IFPE 2024.1, que está tendo grande procura dos estudantes para ingresso no instituto. As inscrições seguem até o dia 23 de novembro, exclusivamente pela internet, no endereço upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1

VESTIBULAR IFPE 2024.1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou edital com 5.414 vagas em 132 cursos gratuitos no processo seletivo para ingresso 2024.1.

São 1.435 vagas para cursos de graduação, 1.885 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2.059 em cursos técnicos subsequentes e 35 vagas em Qualificação Profissional Proeja.

Os cursos estão distribuídos nos campi Recife, Olinda, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

E também em nove polos de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do Ipanema. Ao todo, são 5.024 vagas em cursos presenciais e 390 em cursos EaD.

As inscrições começaram na quinta-feira (02/11) e seguem até o dia 23 de novembro, exclusivamente pela internet, no endereço upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1. A taxa de inscrição é de R$ 50 para cursos técnicos e de R$ 65 para cursos de graduação.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Sivaldo Albino e o bom relacionamento com o PT de Lula





A passagem do prefeito Sivaldo Albino (PSB) por Brasília, onde participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para início da duplicação da BR-423, serviu para estreitar ainda mais os laços de amizade e políticos com o PT, partido do Presidente Lula.

À vontade no evento, Sivaldo Albino, ao lado do Deputado Federal Felipe Carreras, conversou com diversas lideranças petistas, do estado e da esfera nacional, tratando de investimentos para o município e alinhando novos encontros para o futuro. Além do próprio Presidente Lula, Albino conversou também com o senador Humberto Costa, com o presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, com o deputado federal Carlos Veras, o prefeito de Águas Belas, Luís Aroldo, e outros gestores e deputados presentes na solenidade.

"Em momentos assim a gente aproveita para estreitar laços, fazer convites, tratar das nossas pautas de uma forma descontraída e que dá resultados, ainda mais com os resultados que estamos mostrando em menos de três anos de gestão, com o PT como aliado e parceiro do desenvolvimento em Garanhuns. Estamos com obras em todos os bairros, ações sociais que chegam na população, gerando mais qualidade de vida. E com toda certeza, com o Presidente Lula com a gente, e estas lideranças, não temos dúvidas de ainda mais investimentos e desenvolvimento para Garanhuns", afirma o prefeito.

Sivaldo Albino convidou o presidente Lula, e as lideranças políticas presentes no evento em Brasília, para participarem do próximo Festival de Inverno de Garanhuns, que projeta ser o maior de todos os tempos, com 18 dias de evento e uma programação com grandes nomes da música nacional, que já vem sendo divulgada. Como diz o próprio prefeito, É Daqui Pra Melhor!

fotos: Thomas Ravelly

Ministro da SECOM e CEO do WhatsApp discutem colaboração para a comunicação governamental e segurança contra fake news

Paulo Pimenta e Will Cathcart reafirmaram o compromisso de trabalhar conjunto na busca de equilíbrio entre a promoção da liberdade de expressão e a proteção dos cidadãos em um ambiente digital seguro no Brasil - Foto: Gabriel Della Giustina


O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se reuniu nesta quinta-feira, 9 de novembro, no Palácio do Planalto, com o CEO Global do WhatsApp, Will Cathcart, para discutir assuntos de relevância nacional.

Durante o encontro, foram abordados temas críticos para o cenário atual, incluindo a criação de um assistente virtual no WhatsApp que fornecerá informações oficiais sobre vacinas e o calendário de vacinação em parceria com o Ministério da Saúde. Essa iniciativa, que foi concretizada com a articulação da SECOM no âmbito do Programa Saúde com Ciência, visa aprimorar a comunicação governamental e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações confiáveis relacionadas à saúde pública.

Além disso, o diálogo contemplou a utilização de ferramentas do aplicativo de mensagens que promovam a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que assegurem a proteção dos cidadãos contra a disseminação de informações falsas, discursos de ódio e outros tipos de conteúdo prejudicial.

COMITÊ – O ministro Paulo Pimenta destacou o papel fundamental da Secretaria de Comunicação Social no fortalecimento das políticas públicas no ambiente digital, citando especificamente as ações do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. Esse comitê, lançado em outubro, desempenhará um papel vital na comunicação estratégica e na articulação de acordos com as plataformas de mídias sociais e o Ministério da Saúde para a divulgação de informações precisas sobre vacinação.

Como parte das ações do Comitê, o Ministério da Saúde lançará nos próximos dias um assistente virtual no WhatsApp, em parceria com a Robbu, líder em soluções para comunicação de negócios, e a Meta, com o propósito de informar gratuitamente a população brasileira sobre as principais características, orientações e datas de vacinação. Esta iniciativa busca combater a disseminação de informações falsas e promover a participação ativa dos cidadãos nas campanhas de vacinação.

Durante a reunião, também foram discutidos os avanços do Brasil nos debates relacionados à regulação de plataformas digitais e as medidas implementadas pelo WhatsApp, como a limitação de encaminhamentos de mensagens ou mídias recebidas de outros usuários. O principal objetivo dessas medidas é reduzir a circulação de notícias potencialmente nocivas e falsas, mitigando assim os efeitos prejudiciais desses conteúdos.

O WhatsApp reconhece o avanço nas discussões com a remoção da rastreabilidade, que impactaria diretamente na criptografia de ponta a ponta que protege a privacidade e a segurança das comunicações pessoais.

Paulo Pimenta e Will Cathcart reafirmaram o compromisso de trabalharem juntos na busca de um equilíbrio entre a promoção da liberdade de expressão e a proteção dos cidadãos em um ambiente digital seguro e responsável no Brasil. Esta parceria reflete o compromisso mútuo de ambas as partes em enfrentar os desafios contemporâneos da comunicação e da segurança digital.

Banco do Nordeste reconhece histórias de sucesso de microempreendedores pernambucanos

O presidente do BNB, Paulo Câmara, 
participa do evento de premiação, em Recife



Os agricultores familiares e os microempreendedores de Pernambuco que conduzem seus negócios na cidade ou no campo e transformam a realidades de suas famílias e comunidades serão reconhecidos pelo Banco do Nordeste, nesta sexta-feira, 10, às 9h30, em Recife, em cerimônia com o presidente da Instituição, Paulo Câmara.

Para reconhecer histórias de sucesso, o BNB concede o XVI Prêmio de Microfinanças e o VIII Prêmio da Agricultura Familiar, que serão entregues no auditório da superintendência do Banco no estado, na avenida Conde da Boa Vista, 800.

Cidades
O XVI Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças contempla clientes de microcrédito. O programa urbano, o Crediamigo, vai premiar empreendedores nas categorias Produção e Comercialização, Empreendedorismo Sustentável e Inovação e Tecnologia. Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.

Campo
O VIII Prêmio de Agricultura Familiar, reconhecerá clientes com troféus de Empreendedorismo na Agricultura Familiar, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade. Os ganhadores foram escolhidos segundo critérios como melhoria da produtividade, aumento da capacidade produtiva, ampliação de políticas de comercialização, destaque em aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento.

SERVIÇO
Entrega do XVI Prêmio de Microfinanças e o VIII Prêmio de Agricultura Familiar
Data: 10/11
Horário: 9h30
Local: Superintendência do BNB em Pernambuco
Endereço: Av. Conde da Boa Vista, 800, Ed. Apolônio Sales, 2°andar

Papai Noel dos Correios tem início em Pernambuco em evento no Recife



A campanha Papai Noel dos Correios 2023 em Pernambuco foi lançada na manhã desta quarta-feira (8), no Recife. Alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Monte Verde entregaram suas cartinhas ao Papai e à Mamãe Noel, num momento marcado por muita alegria e emoção, em especial, durante a leitura dos textos repletos de sonhos e desejos. A entrega aconteceu no auditório Luiz Gonzaga, da Escola de Formação de Professores Prof. Paulo Freire, da Secretaria de Educação do Recife, no bairro da Madalena, e contou também com a participação do quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, que é patrocinada pelos Correios.

A Campanha foi lançada nacionalmente na tarde desta terça-feira (7), numa escola de Brasília/DF, com a participação do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Realizada há 34 anos, a Campanha disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental, independentemente da idade, de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP, bem como promover a inclusão social. Também são selecionadas e disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.

Solidariedade que se multiplica – Em mais de três décadas de campanha, mais de 6,3 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2022, cerca de 187 mil cartas foram adotadas.

Este ano, já estão disponíveis mais de 96 mil cartas para adoção, somadas as cartas físicas, disponíveis nas agências participantes, e as digitais, acessíveis no Blog Noel. Para o presidente Fabiano, os números só ressaltam o quanto o projeto comove o coração de brasileiros. “A cada edição, contemplamos um número crescente de padrinhos e madrinhas que adotam cartinhas, demonstrando que a bondade e a generosidade estão presentes em nossa sociedade, reforçando a crença em um mundo melhor”, declarou.

Como enviar uma carta – Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel.

Para cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog. Atendendo aos critérios, as cartas são disponibilizadas para adoção. É importante ressaltar que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.

Padrinhos e madrinhas – Para adotar uma ou mais cartinhas, é só retirar em uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, clique em “Adoção On-line” e siga os passos. Para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município, é necessário escolher a localidade. Aqueles que desejam tirar sonhos do papel devem ficar atentos às diferentes datas de início e fim da campanha em cada estado.

Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no Blog e conforme cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.

Para que esse grande gesto de solidariedade alcance cada vez mais crianças, os Correios convidam toda a sociedade a participar!

Mais informações estão disponíveis no Blog do Noel, que pode ser acessado pelo portal www.correios.com.br.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Em reunião com Lula, empresas de óleos vegetais projetam investimento de US$ 10 bilhões em biocombustíveis no país

Na reunião, os empresários afirmaram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética - Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Casa Civil, Rui Costa, se reuniram nesta quarta-feira, 8 de novembro, com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e empresários do setor. O grupo de empresas anunciou que projeta investir US$ 10 bilhões em biocombustíveis nos próximos anos.
"Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula". Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária
Os representantes da ABIOVE agradeceram a atuação do Governo Federal na área ambiental, que tem refletido positivamente no comércio de soja. Entre outros resultados, a política ambiental já promoveu a redução de 48% do desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

“Eles tiveram muita dificuldade, nos últimos anos, em dar explicação com o aumento do desmatamento e a inoperância do Governo Federal no combate ao desmatamento. Nesses dez meses, eles perceberam o reflexo da melhoria da política comercial deles, tendo facilidade em não precisar explicar a origem de cada tonelada de soja produzida no Brasil, graças à responsabilidade deste governo”, afirmou Carlos Fávaro.

BIOCOMBUSTÍVEIS — Os empresários asseguraram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Após ampliação da mistura de 10% para 12% em abril, o percentual subirá para 13% em 2024. Em 2025, atingirá 14% e, em 2026, chegará aos 15%.

O biodiesel é um combustível biodegradável produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, num processo muito menos poluente do que os derivados de petróleo.

Alguns empresários também demonstraram a intenção de investir no programa brasileiro de conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas, que o Governo Federal planeja lançar ainda neste mês para diversificar a matriz de produção de alimentos e energia.

LOGÍSTICA — Além disso, anunciaram o objetivo de ampliar os investimentos em infraestrutura logística, como já estão fazendo em terminais portuários e querem fazer em ferrovias. No último caso, um projeto em particular foi mencionado: a Ferrogrão, ferrovia que conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, cujo licenciamento ambiental está pendente.

“Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula”, resumiu o ministro Carlos Fávaro.

OBRA JÁ COMEÇOU: Esperada há décadas, duplicação da BR-423 começa a virar realidade pelo Governo Federal




Atendendo a uma demanda histórica da população de Pernambuco, a BR-423/PE, importante corredor logístico do agreste do estado, terá 43,1 quilômetros duplicados pelo Governo Federal. Com o investimento de R$ 330,3 milhões, as obras no trecho entre os municípios de São Caetano e Lajedo foram autorizadas nesta quarta-feira (8), com a assinatura da ordem de serviço pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto.
“Duplicar essa rodovia significa integrar o desenvolvimento de Garanhuns e do agreste pernambucano ao desenvolvimento de Caruaru e do Recife. Essa integração é fundamental porque sabemos que o investimento em uma região só chega quando a infraestrutura dá condição para investidores consigam levar os seus recursos para aquela localidade. Isso representa melhoria na qualidade de vida, mais emprego e oportunidades para a população”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Quais são as obras?
• As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vão executar serviços de duplicação e adequação no lote 1;
• O segmento duplicado neste momento vai do quilômetro 18,2 ao 61,3;
• Em 2024, o Governo Federal deve lançar a licitação do lote 2, entre Lajedo e Garanhuns. Serão 40 quilômetros de pistas duplicadas;
• A duplicação dos dois lotes está prevista no Novo PAC, com investimento público total de R$ 554 milhões.


Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as obras na rodovia federal são de grande relevância econômica e social para a região e para o Nordeste como um todo. “Essa obra é cobrada desde meu primeiro mandato e faz parte do nosso processo de reconstrução do país, que iniciou ainda na transição. Somente o Ministério dos Transportes investirá no setor R$ 23 bilhões, o que é mais do que os quatro anos de investimento na área pela última gestão”, afirmou.

Participaram da solenidade no Palácio do Planalto o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o advogado-geral da União, Jorge Messias; parlamentares da representação de Pernambuco no Congresso Nacional e gestores municipais do estado. O prefeito Sivaldo Albino, de Garanhuns, foi citado pelo Presidente Lula, em seu nome saudando os demais prefeitos. Lula é natural de Garanhuns.
A empresa vencedora da licitação já atua no trecho com os trabalhos iniciais de instalação do canteiro de obras, mobilização da equipe e dos equipamentos e os demais preparativos para dar a largada na execução de serviços de terraplanagem e drenagem, inicialmente nos primeiros 20 quilômetros.
O trecho da rodovia federal a ser duplicado é um dos principais acessos ao agreste meridional de Pernambuco e via de escoamento da produção da bacia leiteira desta região. Com a duplicação, a expectativa é melhorar as condições de trafegabilidade da BR-423/PE, tornando o tráfego mais dinâmico, fluido e seguro. Desta forma, com a conclusão das obras, o Governo Federal contribui positivamente na logística, reduzindo os custos operacionais da cadeia produtora e impactando positivamente na economia local.

A requalificação da rodovia deve impulsionar, ainda, o crescimento dos setores de serviços, turismo e comércio. Além disso, os usuários que vivem no entorno da BR-423/PE serão beneficiados no quesito mobilidade, com redução do tempo das viagens e o aumento da segurança viária.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.