domingo, 26 de outubro de 2014

BOCA DE URNA RIO DE JANEIRO

Pesquisa boca de urna divulgada pelo Ibope após o fechamento das urnas aponta que Luiz Fernando Pezão (PMDB) teve 57% dos votos, contra 43% para Marcelo Crivella (PRB). 

O levantamento, encomendado pela "TV Globo", ouviu 5.000 pessoas e foi registrado sob o número RJ-00080/2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

UOL Eleições

Dilma prepara Festa da Vitória com Trio Elétrico em Brasília


Grupo antibomba vistoria trio elétrico em Brasília para possível festa de Dilma


A campanha do PT montou uma mega produção para o anúncio do resultado das eleições presidenciais, na qual a candidata Dilma Rousseff (PT) busca a reeleição. O clima entre os assessores da campanha petista é de otimismo com a vitória de Dilma. Neste instante, o cabelereiro da presidente está no Palácio.

Os militantes começam a chegar ao hotel onde será o evento, do qual participará o ex-presidente Luiz Inácio da Silva. O local, que fica ao lado do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, é o mesmo utilizado pelo PT no final do primeiro turno - mas o auditório alugado para comportar militantes e a imprensa brasileira e internacional é maior.

Os militantes petista trouxeram um trio-elétrico, que está estacionado próximo ao Alvorada, de onde seguirá para o hotel. A cúpula petista deve se dirigir para o local após o resultado das urnas neste domingo ser liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A contagem de votos já atingiu 55% das urnas em todo País, mas o tribunal só vai liberar os votos de Dilma e Aécio Neves (PSDB) após as 20h00, em razão do fuso horário do Acre e do Amazonas.



BOCA DE URNA: Apuração da eleição do segundo turno para Presidente.



Olá, gente!

Já estamos acompanhando a apuração deste domingo, segundo turno da eleição presidencial, e em vários estados para governador!


Boca de Urna dos principais institutos, Ibope, DataFolha, Sensus, Vox Populi, e também os resultados oficiais, com olhar mais atento para alguns municípios da região.

Para ver outras notícias de Boca de Urna e sobre as pesquisas que divergem sobre o futuro Presidente do Brasil, clique no link abaixo:

PESQUISAS: Ibope - Vox Populi - Datafolha VERSUS IstoÉ/Sensus - CNT/MDA - Véritas



O cenário eleitoral nacional em 2014 mudou cada vez que uma nova pesquisa foi divulgada. Cabem dois entendimentos rápidos. Um é que tivemos um movimento do eleitorado, e muita gente só está decidindo na hora, a exemplo do primeiro turno, e por isto tivemos tantos "erros" dos institutos, com destaque para os mais tradicionais. O voto esteve inconsistente para acertar percentuais.

A outra questão é a própria credibilidade dos institutos, que anda abaixo de zero, sem margem de erro. Por isto, os institutos estão sendo mais debatidos que os próprios números que divulgam. Fica uma dúvida entre a incompetência dos pesquisadores, a mobilidade do eleitorado ou a má intenção dos institutos.

Em uma rápida avaliação, neste segundo turno, Aécio partiu na frente, contabilizando os votos dos adversários de Dilma no primeiro turno. Com a campanha de desconstrução na Tv e no facebook, Dilma virou, chegou até a colocar uma frente, mas perdeu consistência na reta final, combalida pelos debates, capa da Veja e resposta tucana nas redes sociais. Por isto chegamos ao dia da eleição com o cenário indefinido. Caso haja algo diferente disto, e um dos dois vencer com mais de 10% de diferença, somente um ou outro instituto terá conseguido fazer a leitura correta.

Ibope e Datafolha apontam que Dilma se reelege com cerca de 4% a 6% de diferença sobre Aécio. Entretanto, CNT/MDA, Véritas e IstoÉ/Sensus mostram Aécio na frente.

Vai ter instituto desmoralizado neste domingo.

As maiores vantagens: Ibope deu 6% para Dilma e o Sensus deu 9% para Aécio. Trata-se de uma diferença de 15%, impensável. É claro que tem coisa errada, de um lado ou de outro.

PESQUISAS PRÓ-DILMA 
IBOPE
VOX POPULI
DATAFOLHA

PESQUISAS PRÓ-AÉCIO
ISTOÉ / SENSUS
CNT/MDA
VÉRITAS

O ideal seria uma discussão mais aprofundada dos institutos e estas pesquisas, pois dá a impressão que a grande maioria tem o objetivo de influenciar o eleitorado, vendendo números por interesses nos subterfúgios do poder.

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