segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A polêmica dos travestis na Assembleia

O blog do jornalista Jamildo Melo trouxe uma notícia curiosa e polêmica. Já divulgamos e inclusive transcrevemos em outro post. Mas volto a citar pelo fato de todos os comentários, vejam bem, "todos" os comentários desaprovarem a conduta dos parlamentares no episódio.
Resumo: Travestis estavam participando de uma audiência na Frente Parlametar LGBT da Assembléia Legislativa do Estado, quando funcionários se sentiram incomodados por estes estarem utilizando o banheiro feminino. Os servidores chamaram policiais que fazem a segurança da casa. Alguns parlamentares, e os citados por Jamildo foram Jacilda Urquiza e Isaltino Nascimento, interviram em defesa dos travestis dizendo que eles utilizariam o banheiro feminino e que ali era a casa do povo. Para complementar, os servidores ainda foram ameaçados de advertência pela Frente Parlamentar. A leitora Fátima Farias inclusive cita que o banheiro dos parlamentares fica próximo, no corredor, e que resolveria a situação se estes disponibilizassem.
Este post no blog do Jamildo motivou 10 comentários, todos eles desaprovando os parlamentares. Não vejo necessidade de punição, advertência ou o que quer que seja contra os funcionários da Assembleia. Em condições normais, a própria sociedade desaprova o uso dos banheiros femininos pelos travestis, que biologicamente ainda são homens, ainda que em vestimenta e comportamento feminino. É de fato um tema polêmico. Não existem banheiros públicos para os travestis, e estes precisam fazer suas necessidades fisiológicas normalmente. Então? Que fazer? Banheiro masculino ou feminino? É preciso pensar na privacidade também das mulheres, que mais que os homens, precisam se sentir seguras e à vontade para utilizarem banheiros públicos. E defender o direito dos travestis não é tirar o direito de outrem. E mais uma vez: Punir os servidores, ainda mais terceirizados, é ir de encontro à opinião pública. O ideal é criar banheiros em locais de perfil LGBT, até para este público possa também se sentir à vontade em um momento natural e necessário. Abaixo cito alguns comentários no blog que trouxe a publicidade do episódio:

Por - João everardo de Menezes Novembro 16, 2009
É urgernte que nós, homens e mulheres, atalhemos com veemência as investidas dos políticos eleitoreiros que tudo fazendo para ter votos querem até mesmo atacar a privacidade máxima que os gêneros tem direito quando estão usando o banheiro!!!! Tudo bem, dizemos nós, é a realidade do terceiro sexo? Que seus direitos sejam respeitados, mas não sobre o NOSSO direito! Que se façam leis que mandem haver um banheiro específico para GLS's, mas não que obriguem as mulheres a suportar a presença de alguém de gênero diverso do seu tirando sua privacidade feminina! Xô, Isaltino Nascimento e Jacilda Urquisa, respeito às mulheres!

Por - Emanuel Novembro 16, 2009
Se tivesse alguma filha de menor de um nobre deputado dentro do banheiro, será que ele defenderia a utilização do mesmo por um travesti? E nos colégios de crianças, os travestis também devem utilizar os banheiros femininos? ...
Por - Perpétuo Novembro 16, 2009
Travesti em banheiro feminino e' meio complicado. Nao tem mictorio pra ele(a)s usarem. Por questoes de seguranca isso deve ser evitado, porque um tarado poderia se disfarçar de travesti para entrar no banheiro feminino e violentar mulheres la dentro.

Por - concordo Novembro 15, 2009
Concordo com a observação abaixo. Se qualquer um que se vista de mulher for para o banheiro feminino, é muito fácil um joão-sem-braço fingir ser travesti para tirar proveito.

Por - Bruno Novembro 15, 2009
Caros Amigos, sem querer ser preconceituoso, mas os travestis ainda devem utilizar o banheiro masculino, ja que os mesmos vieram a natureza dos homens, Não se pode permitir que eles utilizem o banheiro feminino, ou se cria um especifico para eles, ou eles ainda terão de usar o banheiro masculino.

VLPN - Vale a Pena Ler de Novo



De alguns anos para cá um dos setores econômicos que mais teve investimentos foi o da educação em Garanhuns, principalmente o ensino superior, com implantações de cursos e novas faculdades. As que já estavam estabelecidas em Garanhuns como UPE e AESGA trouxeram cursos muito interessantes como Psicologia, Direito e os recentes anunciados Medicina (que está em fase de implantação extensiva para Garanhuns e Serra Talhada) e Engenharia. Ainda tivemos a vinda da Universidade Federal Rural com excelentes cursos e finalizando, temos funcionando na cidade várias instituições de ensino à distância, como a EADCON, que vem também formando novos profissionais em diversas áreas. Nossa população sentiu esse progresso e nossos e-leitores reponderam positivamente em nossa enquete. Em segundo lugar ficou a economia leiteira e logo atrás o nosso turismo. Os menos votados foram os segmentos de nossa agricultura e indústria. Nossos e-leitores não estão vendo muitos investimentos nos setores ou desconhecem o que está sendo feito. Fico com a primeira. Vamos ao resultado:.
Total de 51 votos.
Quais os principais polos econômicos você destacaria em Garanhuns?
(Marque até três opções)
Universitário - 29 votos (56%)
Bacia Leiteira - 25 votos (49%)
Turismo - 22 votos (43%)
Médico - 17 (33%)
Cultural - 16 (31%)
Comercial - 11 (21%)
Educ. Profissional - 7 (13%)
Prestação de Serviços - 5 (9%)
Outros - 3 (5%)
Agricultura - 2 (3%)
Industrial - 1 (1%)
.
originalmente postado em 30/09/2009

João Marques lança livro no Recife


O poeta João Marques está lançando seu terceiro livro com sua nova lavra de poesias. Segue o convite para quem puder prestigiar o escritor, presidente da Academia de Letras de Garanhuns e autor do hino de nossa cidade. Para quem não puder se deslocar, o negócio é esperar o lançamento por aqui também!

Livro "Messes do Azul"
Espaço Quarta às Quatro, da UBE, na quarta-feira 25 deste mês.
Às 4 horas da tarde
Local: UBE-PE, Rua Santana, 202, Casa Forte, Recife-PE
Fone: (81) 3441-7488
Preço do livro: R$ 10,00

Garanhuenses seguem Andrea Amorim



A artista pop Andrea Amorim está produzindo seu novo CD e mostra que ainda está com os pés em Garanhuns. O músico Marcos Cabral, guitarrista que tem conquistado seu espaço com humildade e qualidade estará viajando para São Paulo para colocar seu som no CD da garanhuense. Mas não é só isso, o meu amigo fotógrafo Hilton Marques ficará responsável pelas imagens que estamparão o lançamento. Também estará em SP. Lá já se encontra o Joãozinho Souza, baixista da banda de Andrea. Tem mais notícias. Roberto Menescal, que tem bastante influência no sul do país, está apadrinhando na mídia a menina matuta que pintou os cabelos e virou diva pop, que une o rock e o lírico. A produção do Jô Soares já avisou que de CD pronto ela volta ao programa do Gordo. Também estará no programa da Hebe Camargo no SBT, está só esperando marcar a data. Enquanto isso vai produzindo seu novo material. Deve estar gravando seu videoclip e está praticamente com dois troféus na mão na escolha pela internet dos melhores do ano, da associação dos cantores e compositores de Pernambuco. Você pode conferir no link:
http://blogdoronaldocesar.blogspot.com/2009/10/andrea-concorre-melhores-da-musica.html
.
É muita coisa ao mesmo tempo e agora! Melhor assim!

Um campeonato Baixo Astral???



Em 13 de janeiro tem início o Campeonato Pernambucano 2010. O Sete de Setembro já sabe que estreia em casa contra o Santa Cruz (de novo?). É uma quarta, às 20h30min. Mas que campeonato será esse? O Sport, multicampeão pernambucano, caiu de divisão no brasileirão e deverá fazer um desmonte para se adequar a uma nova realidade financeira. O mesmo deve acontecer com o Náutico, que só não caiu ainda por conta da calculadora. O Santa Cruz já vive uma realidade de quarta divisão, está disputando a nefasta Copa Pernambuco, de nível amador, embora esteja fazendo a final contra o Central, que tirou o Sport. O que demonstra que o rubronegro não tem uma base tão forte para armar um time que "brinque" no certame estadual como foi nos últimos anos. Os times do interior, embora alguns anos comecem com a corda toda, vão perdendo fôlego na competição. Mas agora não podem perder a oportunidade este ano de fazer um susto maior pela fase gótica dos grandes clubes da capital. Ylvange Tavares, presidente do futebol do 7 de Garanhuns promete um time competitivo. É esperar para ver! Mas a verdade é que o campeonato pernambucano perderá em interesse para o sul do país e os times estarão com aquela ressaca moral, de que fizeram alguma coisa errada. Ainda mais num momento de forte entrada dos clubes do sul do país no Nordeste, onde as crianças querem torcer pelo time que é campeão e que está toda hora na TV, com grandes craques. Mas um fato é verdade, e ficou provado até pelos grandes clubes: Para recuperar a torcida, é melhor ganhar na segunda que perder na primeira.

Tá aí, mais uma boa polêmica!


Está no blog do Jamildo Melo, do Jornal do Commercio:
.
Polícia barra travestis em banheiro feminino da Assembléia de PE e deputados reagem
Funcionários da empresa de limpeza e manutenção da Assembléia Legislativa de Pernambuco se sentiram incomodados com o uso do banheiro feminino por travestis e chamaram policiais militares que fazem a segurança da Casa. O grupo de travestis tinha ido à Assembléia participar de uma audiência da Frente Parlamentar LGBT, no plenarinho 3 localizado no segundo andar do prédio anexo ao Plenário. A presidente da AMOTRANS (Associação do Movimento de Travestis e Transexuais de PE) Gleiciane Andrade, que participava da reunião, pediu providências aos deputados membros da Frente. Dois dos parlamentares, Isaltino Nascimento e Jacilda Urquisa, foram até o corredor, onde fica o banheiro, e determinaram o livre acesso para os travestis. "Essa casa é do povo" ressaltou Nascimento.
Com o episódio, a Frente Parlamentar pediu advertência para os funcionários da empresa terceirizada envolvidos. As entidades ligadas à Frente farão um trabalho de senbilização com os funcionários da Assembléia incluindo os Policiais Militares que trabalham na segurança do local.
"Nós já tínhamos sofrido discriminação no elevador quando a Frente foi instalada. O rapaz que trabalha no elevador disse uma piada com a quantidade de gays que estavam entrando" contou o coordenador de projetos da ONG Leões do Norte, Rildo Veras.
(Da Redação do Toda Forma de Amor)
.
Agora comigo: Alguns comentários no post do Jamildo discutem que banheiro, masculino ou feminino, deve ser utilizado pelos travestis. Será necessário a construção em órgãos públicos para eles (ou elas) de banheiros públicos? Assim, não se estará discutindo um reconhecimento a um terceiro sexo ou será prova de discriminação? Como definir se o travesti é homem ou mulher para a simples realização de necessidades fisiológicas? Não creio que os funcionários da Assembléia neste caso agiram com preconceito (embora não saiba detalhes do incidente), mas é a falta de informação e de uma discussão mais abrangente sobre o tema que possa proporcionar esses direitos aos travestis de Pernambuco. E vejam, isto aconteceu numa Assembléia Legislativa do Estado, e se fosse num banheiro público comum e os travestis estivessem vestindo roupas normais do seu dia-a-dia? Portanto, mormente se faz aprofundar a discussão por respeito aos próprios travestis.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.