terça-feira, 3 de agosto de 2010

Notinhas políticas


João Guido é candidato a deputado federal

Passando hoje pela Rua Dom José deparei-me com a instalação do comitê de João Guido, candidato a deputado federal. Eu sabia das suas pretensões, mas não sabia que tinha levado adiante e partido pra campanha. Por isso, peço-lhe desculpas por não ter citado seu nome em alguns artigos aqui no blog quando falei da falta de candidatos de Garanhuns, principalmente no âmbito federal. Sempre fiz referência a Paulo Camelo.
Embora não seja aqui nascido, João Guido tem constituído sua vida profissional em Garanhuns e mora, inclusive, próximo a minha casa.

E agora, Zé da Luz?

Foi grande a repercussão hoje na cidade da decisão do TRE em impugnar a candidatura do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz. As atenções estão voltadas para suas decisões agora. O seu advogado deve recorrer à Brasília, no intuito de prorrogar a decisão final, mas algumas opiniões dão conta da dificuldade que seria reverter o quadro diante do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, poderia já haver a possibilidade do repasse a uma outra candidatura da sua estrutura montada de campanha.

Cargos comissionados na PMG

Rumores na cidade apontam para uma possibilidade de endurecimento do prefeito na cobrança da participação dos servidores com cargos comissionados na campanha dos candidatos apoiados por Luiz Carlos. Como se sabe, existem vereadores que estão apoiando outros candidatos, a federal e estadual, mas que têm várias indicações dentro da administração pública. Suspense no ar.

Sivaldo Albino, o pé-quente

É incrível como tudo está dando certo pra Sivaldo. Observem, Silvino e Aurora, que teriam força para uma candidatura a deputado, não entraram. Izaías foi bombardeado no ano passado pelo grupo de Zé da Luz, que agora tem a candidatura impugnada. Sivaldo assumiu como voz de oposição em Garanhuns e colhe dividendos disto hoje. Raul Jungmann, padrinho político de Sivaldo, que seria federal, agora é candidato a senador, dando mais visibilidade ao PPS, e Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB é quem está fazendo dobradinha com o vereador garanhuense, prometendo muitos votos fora de Garanhuns. E claro, Guerra está eleito.
Na conjuntura estadual das coligações, o seu partido é um dos que precisam de menos votos para se eleger.
Agora, com a saída de Zé da Luz, muitos votos migram para Sivaldo, pois foi ele o primeiro a apoiar Zé da Luz pra prefeito e praticamente alinhavou os apoios de Silvino e Ivo Amaral.
Contra Sivaldo conta o fato de ser oposição nos três níveis, municipal, estadual e federal.

Depois de outubro...

Depois de outubro muita coisa vai mudar em Pernambuco. Começam as campanhas políticas para prefeito, todos visando 2012. Mas ainda tem o prato de 2014 que já estará no cardápio. Nomes como Humberto, Armando, Rands, João da Costa, João Lyra, João Paulo estarão com uma luneta apontada para a sucessão de Eduardo Campos, caso este confirme a vitória que se escreve sobre Jarbas. Na última pesquisa deu 61 a 25.
Mas alguns olhares merecem atenção. Para onde vão nomes como Fernando Bezerra Coelho, João Paulo, Sérgio Guerra, Raul Jungmann, entre outros. Continuarão enfileirados aos seus atuais parceiros ou romperão?
João Paulo pelo PT não deve ser candidato a prefeito em Recife, pois precisaria vencer a convenção frente ao atual prefeito João da Costa para ter a sigla partidária na campanha. Sairá do PT?
Sérgio Guerra, com Serra presidente vira ministro, sem Serra presidente... Muitos acreditam que a volta ao ninho socialista está sendo asfaltada já nesta campanha com a liberdade que tem dado aos seus partidários de adentrarem na campanha de Eduardo Campos. Raul Jungmann, que tem somente R$ 17 mil reais de patrimônio, caso não se eleja, e seu caso é de disputa quase olímpica, precisará de um emprego.
Fernando Bezerra Coelho passará mais quatro anos no governo esperando por sua oportunidade de ser senador? Em 2014 somente haverá uma vaga em disputa e naturalmente o nome é o do próprio governador Eduardo Campos, caso este não esteja numa disputa maior, como um provável vice numa chapa com Dilma ou até mesmo Lula. O PSB de Eduardo não tem preparado seu sucessor, assim, caminha para um dos partidos aliados, com nomes já expostos, lutarem para sentar suceder o governador.
Claro, todas estas considerações, contado com a vitória de Eduardo Campos na atual disputa em Pernambuco! Caso haja uma reviravolta, ela não apenas será nesta campanha, mas em toda política pernambucana!

Izaías Régis, majoritário novamente!

Imaginei que veria sinais de comemoração por parte dos partidários do deputado estadual Izaías Régis por conta da decisão do TRE que retirou a candidatura de Zé da Luz. Imagino que Izaías depois de muito se expor no começo do ano resolveu fazer sua campanha mais silenciosa e articulada. Corretamente.
É certo que não está podendo ter entrevistas em rádios e até os programas jornalísticos têm evitado se aprofundar em política. Mas é certo que sem Zé da Luz na campanha, Izaías tem tudo para ser novamente o majoritário em Garanhuns.

Uma Luz no fim do túnel

É bom lembrar que a justiça brasileira é fecunda em recursos e a decisão que retirou a candidatura de Zé da Luz ainda não é definitiva, portanto ainda pode existir essa possibilidade, que segundo consta será buscada pelos seus advogados em Brasília junto ao Tribunal Superior Eleitoral.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.