quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quantos vereadores Garanhuns deve ter? Uma coisa é certa, vai aumentar!


Estamos perguntando ao nosso e-leitor quantos vereadores Garanhuns deve ter a partir da próxima eleição. Colocamos algumas opções, sempre em números ímpares, pois achamos um absurdo qualquer casa legislativa ou judiciária ter um número par de membros, sob o risco de acontecer o vexame dado pelo STF no caso dos ficha-sujas, acabar empatado e sem solução. Portanto qualquer casa ou mesa em que haja o voto para decisões, de qualquer coisa, o ideal é termos sempre a certeza da escolha.

Pois bem, partimos portanto de 11 cadeiras, que seria não haver modificação na Casa Raimundo de Morais. Mas nesta legislatura, ter apenas 11 vereadores tem se mostrado pouco para a representatividade de uma cidade de 130 mil habitantes, com apenas 6 votos já se tem qualquer maioria, ficando mais fácil para negociações e acordos.

Quem vota pela manutenção de 11 cadeiras pode estar se dividindo entre dois argumentos, ou está satisfeito com o atual quadro ou não gostaria de ver mais gente fazendo o que está sendo feito. Portanto, não quer aumentar a quantidade de vereadores.

Quem entende que aumentar a representação colocará novos quadros na política e melhorará a discussão municipal, aponta logo que seria interessante ter 19 vereadores, pois seria mais gente, de várias formações, de vários posicionamentos para representar Garanhuns.

Entre os 11 atuais e a possibilidade máxima de 19 vereadores, colocamos mais duas opções, 15 e 17. Existe uma tendência para que a Câmara vote para deixar em 15 cadeiras a Casa Raimundo de Morais, seria um meio-termo entre o mínimo e o máximo, 11 e 19, respectivamente.

Por outro lado, como já é dado como certo o aumento para a nova legislatura, algumas pessoas começam a defender em 17 cadeiras, como foi o caso do ex-vereador Daniel da Silva, que acredita que devemos aumentar a representatividade municipal, Alguns municípios menores que Garanhuns estão aumentando as suas representações da edilidade. Cidades com porte da metade de Garanhuns já estão levando para vereadores. Com mais gente na política, é mais fácil ter ligações partidárias com secretários e órgãos executores para as reinvidicações.

É claro também, que precisamos que esse aumento não se dê somente na quantidade de vereadores, mas o eleitor, na hora do voto, deve estar atento à qualidade daquele que escolheu para representá-lo, e isto em qualquer nível.

E você, o que acha? Quantos vereadores deve ter Garanhuns?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.