quarta-feira, 16 de março de 2011

Números do blog - Aumento de acessos com responsabilidade


Ao criarmos o blog não imaginávamos tamanha repercussão, é claro! E ao passar do tempo fomos nos surpreendendo com os números crescentes de visitas, aí passamos a mostrar nossas estatísticas mês a mês. Eram pessoas que iam descobrindo o blog e passando a ser um leitor diário. Sempre agradecemos o carinho dessa gente boa, colaboradora em nossos comentários e enquetes, ajudando a fazer este espaço de informação e debate sobre as coisas que impactam a nossa região.

Depois, a responsabilidade com a qualidade passou a ser maior que a busca por mais leitores. Cresce junto sempre a necessidade de escrever melhor, estar atento ao que se passa e, profissionalizar, como o fizeram quase todos que trabalham com a informação. E ao fazer esse percurso imaginamos que estaríamos perdendo leitores, principalmente os que desejam apenas a crítica e o lamento. Engano nosso. Atingimos outros leitores que vêem no blog um canal de informação diária responsável, e esperamos, imprescindível no atual momento da comunicação local.

Deixamos de dar os números, pois ele passou a ficar em segundo plano diante a necessidade construir esse espaço para um público que deseja um debate melhor qualificado. A crítica passou a ser mais sugestiva e os comentários acompanharam esse novo momento.

Mas surpreendentemente, os números não pararam de crescer. Os antigos leitores foram se somando aos novos. É claro que perdemos alguns que não entendem esta nova responsabilidade, e somos criticados por isso, pois alguns gostariam de continuar a utilizá-lo de forma anônima para atingir seus objetivos pessoais. Foi uma decisão difícil, pois ninguém quer perder leitores. É lógico. Mas foi necessário para chegarmos a este momento.

Agora, batemos o números nunca antes atingidos no blog. Trabalhamos com o Google Analytics (fomos o primeiro blog na região a utilizar meios de credibilidade para aferir nossos acessos e a quantidade de páginas visitadas. E o próprio Blogger, onde estamos próximos da marca de quase 70 mil páginas visitadas nos últimos 30 dias. Conta pra isso as programações do carnaval na região, pois ao invés de parar, ousamos incentivar o carnaval onde ele acontecesse. Fosse no Recife/Olinda, Canhotinho, Bom Conselho, Itaquitinga ou o Jazz aqui em Garanhuns. Quando pensamos que estaríamos diminuindo nossos acessos, vemos que ontem batemos a casa dos 3 mil, isso por IP, ou seja, um computador que tenha sido visto por várias pessoas no período de 24 horas, somente conta como um único acesso.

Buscamos no mês passado conhecer nosso leitor, fizemos isso na forma de pesquisa/enquete aqui mesmo no blog, e o resultado mostrou um leitor qualificado, tanto em sua formação intelectual quanto em sua condição financeira.

Sabemos que muitas pessoas torcem contra e tentam denegrir nosso trabalho, mas não perdemos tempo com isso, acho até natural, pois ninguém será unanimidade, mas contamos com uma legião de amigos que cresce a cada dia e conhece, não é de hoje, o nosso respeito com as pessoas e nosso carinho pelo que fazemos para nossa cidade. E isso não se reflete em números.

Mas para que possam tomar conhecimento da importância desse trabalho para tanta gente, coloco aqui algumas estatísticas. (Disse um economista de formação social, não lembro quem, que os números são frios. Imagine duas pessoas e um pão. Uma come o pão todo. Estatisticamente cada uma comeu meio pão, mas na verdade alguém ainda está com fome).

Blogger.com
Visualizações de páginas ontem: 4.352
Visualizações de páginas nos últimos 30 dias: 67.332
5 posts mais visualizados nos últimos dias:
O vídeo do assalto e morte em Garanhuns
Garanhuns Jazz Festival 2011
Campanha da Fraternidade
Programação do carnaval de Pernambuco
A escrivã nua

Google Analytics
Visitas nos últimos 30 dias: 29.571
Visitantes únicos (por IP): 22.671
Visitas em 15/03/2011: 2.775

Mês a mês pelo Blogger:

Vejam que o blogger começou a verificar as estatísticas em julho do ano passado. Fechamos próximo a 25 mil acessos, era Festival de Inverno. Depois veio a ressaca em agosto. Voltamos a crescer em setembro. Caímos em outubro com a campanha política nas ruas. Novembro veio o surpreendente número de 36.746 acessos. Dezembro novamente tivemos uma baixa, mas mesmo assim com números superiores aos meses anteriores. Em 2011 somente números superiores a 30 mil. 30.823 para ser mais exato. Fevereiro, mesmo com dois dias a menos, batemos nosso recorde: 47.774 acessos com 67.332 páginas visitadas nos últimos 30 dias. E agora em março, hoje dia 16, já contamos com 32.681 acessos. Confessamos que ainda ficamos impressionados.

Lembramos que esses números são do Google e do Blogger, e os relatórios estão disponíveis a quem desejar, estas empresas mapeiam os acessos em todos os blogs cadastrados, por isso conseguimos a incrível marca de sermos considerados no PAGERANK nível 3, classificação também atribuída à página oficial do Festival de Inverno. http://www.fig.com.br/

O PAGERANK de qualquer site ou blog poderá ser verificado no link:

Por isso, estamos certos da nossa responsabilidade de continuar fazendo como estamos fazendo. Respeitando o leitor e buscando contribuir com a nossa cidade e região. Como os números atestam, acho que vocês também entendem assim.

Mais uma vez, de coração, agradecemos o carinho de todos.
.
PS. Acabo de ganhar do Google um presente para anunciar no AdWords. Chegou pelo correio (chique, né?), não sei o que é isso, mas vou ver aqui e conto pra vocês.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.