Nos últimos dias temos recebido em nosso e-mail, também na forma de comentários ou até mesmo nos locais por onde passamos, dezenas de reclamações quanto aos serviços oferecidos na telefonia de Garanhuns, principalmente a TIM. Creio que o problema se estende com esta operadora porque de fato é a que tem maior número de usuários na cidade e com seu plano Infinity, que dispõe de valores brandos para ligações, acaba por conseguir mais adesões aos seus planos. Porém, quanto mais gente para usar o sistema, pior fica o sinal e consequentemente, a qualidade das ligações. Por vezes são precisas várias chamadas para conseguir concluir uma conversa. Ou o sinal fica cortando, isto quando dá sinal.
Um juiz, creio que no Ceará, chegou ao ponto de proibir novas habilitações enquanto não melhorar a qualidade dos serviços. Em seu argumento, disse ele, que não havia lógica de mais habilitações se não davam conta da atual demanda.
A Velox está indo pelo mesmo caminho. É a internet da Oi que oferece velocidade alta e na prática não é isto que vem acontecendo. Os seus usuários têm se queixado também da queda constante da conexão, a internet fora do ar.
É claro que outros serviços também têm problemas em Garanhuns. É bom lembrar que a população é atendida diariamente por várias empresas que prestam serviços na cidade, sejam locais ou não. Telefonia celular temos quatro, mais a Oi fixo. Celpe, Compesa, São Cristóvão, Locar, Jotude, etc.
São empresas que têm a concessão e em seus contratos com o poder público, seja de que esfera for, comprometem-se a prestar bons serviços à população.
Eu por mim acabava esse negócio de promoções em celular, você acaba sem saber quanto de fato está pagando. No telefone fixo não tem isso, você sabe que paga x se ligar local, os horários que é mais barato. Sabe também (se quiser) os valores de interurbanos, e por aí vai.
É claro que não existem promções de comprar R$ 10,00 do que quer que seja e ganhar R$ 300,00. Não precisa ser um economista ou comerciante para saber que aí tem um engodo, uma maquiagem para encobrir onde de fato está o preço correto. Você ganha de um lado e paga no outro. O correto seria ter o preço claro e definido, e pronto! Tenho certeza que baixaria ainda mais o valor das ligações. Pois se dá pra fazer tantas promoções, que por vezes você até se perde sem saber o que tem direito, daria para criar um valor acessível para a população utilizar seus telefones celulares.
Esses neo-serviços, digamos assim, estão batendo os tradicionais nos órgãos de defesa do consumidor, onde antes reinavam os de sempre, Celpe, Compesa, Planos de Saúde, Lojas de Eletrônicos, etc.