quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

V GERES participa de seminário do Programa Minha Certidão‏



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, está realizando, nestes dois dias, terça e quarta-feira (14 e 15), no Hotel Portal de Gravatá, o Seminário de Articulação e Mobilização para Erradicação do Sub-Registro de Nascimento e Ampliação da Documentação Básica em Pernambuco. A secretária Raquel Lyra, fez a abertura.

No encontro estão presentes cerca de 300 representantes das maternidades e cartórios de todo o Estado.

A V GERES - Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, estará participando ativamente, conforme explica o dr. Elenílson Liberato, gestor do órgão regional -"O governo tem buscado investir no cidadão, e para garantir seus direitos e ter uma vida digna é necessário ter todos os seus documentos, desde o nascimento. E nós, da saúde, com as maternidades públicas, temos também uma participação fundamental, por isto este evento une responsáveis por cartórios e entidades da saúde".

Estão sendo debatidos temas como: O Fortalecimento do Sistema de Registro Civil de Nascimento, Os indicadores atuais do sub-registro no Brasil e em Pernambuco e as diversas formas de Enfrentamento para sua erradicação. A Coordenadora do Plano Nacional para o Registro Civil de Nascimento, Beatriz Garrido, falará sobre Articulação, Mobilização e Prevenção. Ao final, acontecerá apresentação da Orquestra de Frevo de Gravatá. O artesanato local estará exposto em barriquinhas.

Experiências Exitosas em Pernambuco, são debatidas pelos representantes dos cartórios e maternidades públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro tem entre outros palestrantes o Juiz Corregedor do Extrajudicial do TJPE, Desembargador Frederico Neves; a Gerente Executiva de Divisão de Atendimento a Cliente - Casa da Moeda, Regina Almeida; o Pesquisador do IBGE Cláudio Crespo e o Diretor Executivo de Tecnologia de Informação e Comunicação (ATI), Romero Guimarães.

Dr. Liberato afirma que os ótimos resultados dos últimos anos são devidos aos seminários, debates e encontros. "São em momentos assim que o governo apresenta os programas e daí saem todos embuídos dos compromissos, entendendo os desafios e projetando o trabalho a ser desenvolvido. Os resultados, Pernambuco tem sentido" - Finaliza o gestor da V GERES.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.