quarta-feira, 2 de maio de 2012

Lei de autoria de Izaías é sancionada por Eduardo Campos

Tá no Diário de Pernambuco

Após casos como a morte do estudante Wilson Saraiva Sampaio Filho, que teve uma parada cardíaca aos 18 anos, após tomar um suplemento alimentar comprado em uma academia de ginástica no Recife, uma nova lei tentará reduzir a exposição dos pernambucanos aos perigos desses produtos. Academias, clubes, centros esportivos e farmácias do estado deverão exibir placas alertando sobre os riscos do uso inadequado. A lei número 14.640, sancionada pelo governador Eduardo Campos na última quarta-feira, determina que os estabelecimentos exibam avisos com a frase “O uso de suplementos alimentares sem acompanhamento de médico ou nutricionista pode causar prejuízos à saúde. Consulte sempre um médico ou nutricionista antes de usar suplementos alimentares”. O projeto de lei foi elaborado pelo deputado estadual Izaías Régis, que propôs audiência pública após o Diario publicar matéria sobre a morte de Wilson.

As empresas que não cumprirem a norma estarão sujeitas a multas de R$ 1 mil a R$ 100 mil, valor que será definido a depender do porte do local e das circunstâncias da infração. A fiscalização será feita pelas agências municipais de vigilância sanitária.

As placas devem ser expostas nos locais de trânsito e permanência dos frequentadores. A determinação foi recebida pelo Conselho Regional de Educação Física (Cref). “É um passo muito importante, mas é interessante que os profissionais de educação física alertem os alunos sobre os riscos”, disse a chefe de fiscalização do Cref, Rosângela Albuquerque.

Jack 3D

Os pais de Wilson afirmam que o jovem vinha usando o suplemento Jack 3D, vendido por um estagiário de educação física dentro de uma academia da Zona Sul. O estagiário acabou sendo indiciado por crime de relação de consumo e crime contra a saúde pública. Apesar de ter sua venda proibida no Brasil, o Jack3D continua sendo facialmente encontrado em território nacional. Além das vendas em lojas de suplementos, o produto é oferecido na internet, através dos redes sociais e de e-mails. No próximo dia 4, a morte do estudante completará um ano. Uma missa será celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a em Boa Viagem, às 20h.

Fonte: Diario de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.