quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Acontece em Garanhuns Workshop sobre Delimitação Geográfica da Produção do Queijo de Coalho


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio do Centro Tecnológico de Laticínios (CT LAT), e o Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira de Pernambuco (Cepleite), promovem nesta quinta-feira (16), em Garanhuns, o Workshop Delimitação da Área Geográfica de Produção do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco.

O evento acontece na sede do Sebrae Garanhuns (Av. Rui Barbosa, nº 671, 1º andar, Heliópolis).

Trata-se de uma promoção conjunta do Itep e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação de Certificação do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP) e Sebrae. A coordenação do evento é do gestor do Centro Tecnológico de Laticínios, Benoit Paquereau.

Durante o workshop, estão sendo apresentados aos produtores e interessados dados científicos e mapas visando a subsidiar os debates para a definição, de forma coletiva, da área naturalmente propícia à produção de queijo de coalho no Agreste de Pernambuco. Os trabalhos científicos e o mapeamento foram realizados pelo Itep (coordenação), IPA, Embrapa Solos, Embrapa Semiárido, UFRPE/Unidade Acadêmica do Agreste (UAG) e UFPE.

A delimitação da área geográfica da produção do queijo de coalho faz parte do processo de Indicação Geográfica que vai resultar na valorização do produto, nacional e internacionalmente. Indicações geográficas são caracteres estudados no âmbito da Propriedade Intelectual e que apresentam notável importância no mundo da cultura e do patrimônio histórico de dado local, sendo assim de grande valor na divulgação de certas regiões e dos produtos nelas gerados. A caracterização da indicação geográfica agrega valor e credibilidade a um produto ou serviço, conferindo-lhes um diferencial de mercado em função das características de seu local de origem. Uma vez reconhecida, a indicação geográfica só poderá ser utilizada pelos membros daquela localidade que produzem ou prestam serviço de maneira homogênea.

PROGRAMAÇÃO

Os temas debatidos no Workshop são:

- Delimitação da bacia Leiteira (Produção de Leite, Efetivo de Rebanho, Ordenha municípios que fazem parte);
- Tradição e Fabricação do queijo de coalho em Pernambuco; 
- Situação socioeconômica dos municípios da área pré-definida para a Bacia Leiteira de Pernambuco;
- Impactos do Ambiente para a bacia leiteira, Litologia e Relevo;
- Climatologia (Temperatura, Precipitação, Umidade do ar, Amplitude Térmica);
- Zoneamento Bioclimático para Vacas Leiteiras no Estado de Pernambuco.
- Solos;
- Unidades Geoambientais.
- Definição da produção de forragens para a região;
- Zoneamento agroclimático de aptidão ao cultivo da palma forrageira;
- Pastagens Naturais;
- Delimitação da área de produção de leite e de queijo de coalho do Estado de Pernambuco.

O encerramento acontecerá às 14h.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.