sábado, 20 de julho de 2013

Dr. Antônio Figueira recebe novos médicos do Hospital Dom Moura e anuncia diretor interino‏


Dr. Figueira ao lado de Pedro Falcão e Clovis Gomes, da UPE

O Secretário de Saúde do estado, Dr. Antônio Figueira, cumprindo agenda administrativa em Garanhuns, reuniu-se com representantes da V GERES, que tem a Dra. Ricarda Samara na gestão, representantes da Universidade de Pernambuco, a exemplo do Pró-Reitor de Administração, Prof. Pedro Falcão e o diretor da UPE-Garanhuns, prof. Clóvis Gomes, entre outras autoridades e convidados, para recepcionar os novos
médicos que estão assumindo no Hospital Dom Moura, além de detalhar novos investimentos que estão sendo feitos para que o Hospital receba os residentes do curso de medicina da UPE.

Prof. Pedro Falcão afirmou que o secretário tem dado encaminhamentos às solicitações da Universidade, tanto na estrutura física, como a construção de um novo prédio, quanto na acadêmica, para formação dos futuros médicos. Da UPE, também estiveram presentes o professor Fábio Formiga, vice-diretor do Campus Garanhuns, e o estudante de medicina, Everton Farias.

Do Hospital Dom Moura, além da gestora, Dra. Karla Freitas, praticamente todos os coordenadores estiveram presentes à reunião que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 19, no auditório da FUNASA. Sobre o concurso, dos 26 médicos chamados, 18 já tomaram posse e já estão nos plantões da unidade de saúde. Dr. Figueira revelou que inclusive tem buscado outras formas, como seleções internas, para atrair ainda mais profissionais para o principal hospital de referência do Agreste Meridional.

Vários novos médicos se expressaram, mostrando o desafio de fazer quadro do unidade de saúde, que conta com quase dez mil atendimentos mensais, mas também a satisfação de poder fazer parte de um novo processo administrativo do hospital de referência regional. 

"São diversos investimentos que o Governo do Estado tem feito na região. UpaE, SAMU, Concurso Público e reformas estruturais no Hospital Dom Moura, que cumpre um papel fundamental na região e que infelizmente está sobrecarregado pelo atendimento local. De 46 mil pessoas que passaram pelo Dom Moura de janeiro a maio, 33 mil foram de Garanhuns. Mas sabemos que esforços serão feitos pelo governo municipal para atender esta demanda, com a anunciada UPA 24h, PSF´s e outros investimentos, vamos poder no médio prazo trazer o Hospital Dom Moura para sua função primordial, ser um hospital de referência regional e escola para os estudantes de medicina, além de outras especialidades" - registrou Dr. Figueira.

Dra. Ricarda e Luiz Melo, gestor interino do HDM
NOVO GESTOR: O Secretário de Saúde aproveitou para anunciar o substituto da Dra. Karla Freitas durante seu período de afastamento por licença-maternidade do HRDM. Em caráter interino assume o administrador Luiz Ribamar Melo, que atualmente responde pela Coordenação Administrativa Financeira da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

A gestora da V GERES, Dra. Samara, afirmou que a saúde em Garanhuns vive um momento de investimentos que vão mudar a região. "Em poucos dias teremos a UpaE funcionando, com a inauguração do Governador Eduardo Campos. O SAMU já está integrado ao cotidiano dos municípios. O Hospital vai inaugurar as reformas, a exemplo das novas emergência e bloco cirúrgico. São ações de grande impacto social, que aumentam o serviço oferecido. Não são paliativas nem passageiras. Fechamos o quadro de médicos para a UTI do HRDM para que ela volte a funcionar plenamente. É de fato um excelente momento de investimentos que vão melhorar a saúde regional" - finalizou.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.